Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tensão e investigação

Canibalismo, assassinato e golpe no joelho: Cinco filmes inspirados em crimes reais

Fotos: Divulgação

A atriz Margot Robbie em cena como Tonya Harding, a patinadora que caiu em desgraça em Eu, Tonya - Fotos: Divulgação

A atriz Margot Robbie em cena como Tonya Harding, a patinadora que caiu em desgraça em Eu, Tonya

REDAÇÃO

Publicado em 24/5/2018 - 5h15

Em Eu, Tonya (2018), a protagonista Tonya Harding (Margot Robbie) cai em desgraça após uma tentativa de sabotagem desastrosa orquestrada por seu marido. Ele contrata um capanga para dar um golpe no joelho da maior rival de sua mulher nos ringues de patinação e o caso vira um escândalo de proporções olímpicas, com investigação do FBI.

A trama do filme, vencedor do Oscar de melhor atriz coadjuvante (Allison Janney, das séries The West Wing e Mom), é toda baseada na história real de Tonya Harding. A ex-atleta foi julgada e condenada a três anos em liberdade condicional, multa de US$ 100 mil, 500 horas de serviços comunitários e expulsão da Associação de Patinação Artística dos Estados Unidos.

Assim como Eu, Tonya, outras produções também conquistaram o público ao recriarem crimes reais, como o assassinato de um lutador em Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo (2014), e as atrocidades de um serial killer procurado em O Silêncio dos Inocentes (1991). 

Confira a seguir cinco filmes que conseguiram destaque em premiações com tramas baseadas em casos reais. Todos estão disponíveis no Now, serviço de vídeo sob demanda para clientes da Net e da Claro TV:

Os atores Steve Carell, Channing Tatum e Mark Ruffalo em cena de treinamento de luta

Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014)
A relação complicada entre atletas de luta greco-romana e o dono de um centro de treinamento é o cerne de Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo. John du Pont (Steve Carrell) insiste para que os irmãos Schultz, Mark (Channing Tatum) e Dave (Mark Rufallo), treinem em seu clube, mas o controle que tenta exercer sobre eles se torna excessivo. A tensão entre os três termina com o assassinato de Dave. Du Pont deu três tiros no atleta.

A história real se passou ao longo da década de 1980, e o verdadeiro Du Pont morreu na cadeia em 2010. O filme teve cinco indicações ao Oscar: direção, roteiro original, maquiagem e cabelo, ator (Steve Carell) e ator coadjuvante (Mark Ruffalo).

Ted Levine interpretou Buffalo Bill, personagem criminoso inspirado em serial killers reais

O Silêncio dos Inocentes (1991)
Aclamado pela crítica, O Silêncio dos Inocentes mostra a trajetória de uma agente do FBI (Jodie Foster) que entrevista o canibal Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) para encontrar outro criminoso: o assassino em série Buffalo Bill (Ted Levine). A figura de Bill foi baseada na história real de vários serial killers norte-americanos. Um deles foi Ted Bundy, estuprador, necrófilo e assassino violento de pelo menos 35 mulheres.

A busca implacável por Buffalo Bill em O Silêncio dos Inocentes rendeu cinco Oscars, incluindo melhor filme, melhor ator para Anthony Hopkins e melhor atriz para Jodie Foster.

Os atores Robert Downey Jr. e Jake Gyllenhaal viviam funcionários de um jornal em Zodíaco

Zodíaco (2007)
Um serial killer aterrorizou a população do norte do Estado da Califórnia, nos anos 1970, e jogou com a polícia e funcionários de um jornal. Em Zodíaco, o assassino homônimo enviava cartas, insultos e cifras para a publicação, como forma de provocar a polícia. O cartunista do jornal (Jake Gyllenhaal) investigou por conta própria para tentar descobrir a identidade do criminoso.

Durante as filmagens, o diretor David Fincher também conduziu suas próprias pesquisas sobre Zodíaco. O assassino nunca foi preso, e os crimes continuam sem resolução até hoje.

A atriz Emma Watson interpretou uma das adolescentes invasoras de mansões em Bling Ring

Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013)
Na década de 2000, um grupo de adolescentes obcecados com fama e celebridades começaram a invadir casas de atrizes e socialites e roubar itens de seus acervos. Eles entraram nas mansões de Paris Hilton, Megan Fox, Lindsay Lohan e Orlando Bloom, por exemplo, e levaram roupas, bolsas, sapatos.

O desfalque chegou a US$ 3 milhões de dólares, e todas as invasões eram fotografadas e publicadas em redes sociais (o que facilitou o trabalho da polícia).

Com direção de Sofia Coppola e Emma Watson no papel de uma das integrantes da quadrilha, o filme relata a ascensão e a queda dos assaltantes juvenis. Bling Ring: A Gangue de Hollywood foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes de 2013.

O ator Denzel Washington interpretou Frank Lucas, um dos maiores traficantes dos anos 1970

O Gângster (2007)
O filme conta a história real de Frank Lucas, traficante de drogas e mafioso norte-americano que ganhou muito dinheiro e fama em Nova York nos anos 1960 e 1970. Lucas trazia heroína da Ásia para os Estados Unidos dentro de caixões de soldados mortos na Guerra do Vietnã. Ele estabeleceu monopólio, controlou boates e cassinos e ganhou centenas de milhões de dólares.

Em O Gângster (2007), Lucas é vivido por Denzel Washington. O personagem é investigado por um detetive da polícia (papel de Russell Crowe) e também tem problemas com os mafiosos italianos em Nova York. O filme teve duas indicações ao Oscar, por melhor atriz coadjuvante (Ruby Dee) e melhor direção de arte.

Notícias da TV Recomenda

Eu, Tonya

Eu, Tonya

Ficha técnica: I, Tonya. Drama, EUA, 2017, 119 min. Direção: Craig Gillespie. Elenco: Margot Robbie, Allison Janney. Disponível no Now.

Por que assistir: A narrativa de Eu, Tonya sai do óbvio das cinebiografias ao encenar depoimentos da atleta, seu marido e sua mãe, como se o diretor estivesse conduzindo um documentário. As atuações de Margot Robbie, totalmente surtada na pele da patinadora, e de Allison Janney, como a mãe cruel, foram indicadas ao Oscar _e Alisson ganhou o troféu de atriz coadjuvante.

TUDO SOBRE

Filmes

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.