Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Programa-se

Canal exibe em agosto toda a saga do aventureiro Indiana Jones

Divulgação/Paramount

Harrison Ford em Indiana Jones e o Templo da Perdição; ator viveu o arqueólogo em quatro filmes da saga - Divulgação/Paramount

Harrison Ford em Indiana Jones e o Templo da Perdição; ator viveu o arqueólogo em quatro filmes da saga

GABRIEL PERLINE, Especial para o Notícias da TV

Publicado em 6/8/2015 - 13h17
Atualizado em 7/8/2015 - 4h46

Uma das principais sagas de Hollywood, a franquia milionária Indiana Jones, de George Lucas e Steven Spielberg, entra na programação do canal TCM a partir de amanhã (7). Imortalizado pelo ator Harrison Ford, o icônico arqueólogo caça a Arca da Aliança e a taça de Jesus Cristo enquanto foge de nazistas e soviéticos nos quatro filmes da franquia, que serão apresentados sempre aos sábados, às 22h, em ordem cronológica.

Os Caçadores da Arca Perdida (1981), primeiro produto da franquia, abre a programação. Com um orçamento extremamente elevado para a época (US$ 18 milhões), as filmagens foram realizadas na França, Tunísia e Estados Unidos. A história se passa na década de 1930, no período que antecede a Segunda Guerra Mundial, e coloca Indiana Jones em uma missão que prevê o fim da ascensão de Adolph Hitler e da expansão da Alemanha nazista.

Após retornar de uma expedição na América do Sul, o arqueólogo é enviado ao Egito para encontrar a Arca da Aliança, objeto enigmático que armazenava os Dez Mandamentos da Lei de Deus. Segundo a lenda, esse objeto possuía poderes sobrenaturais, capaz de exterminar até mesmo o exército mais bem equipado do mundo. 

O roteiro audacioso e o bom trabalho da equipe técnica fizeram críticos e público venerarem o filme, que acabou premiado em quatro categorias na cerimônia do Oscar de 1982. O faturamento total foi de US$ 389,9 milhões.

No sábado seguinte, dia 14, entra em cena Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), segundo filme da franquia e também o mais sombrio. Na época em que foi filmado, Spielberg e Lucas haviam acabado de se divorciar de suas respectivas mulheres e deixaram as crises pessoais afetarem roteiro e direção.

Considerado o mais violento da saga, o filme coloca Indiana Jones em uma ilha situada ao norte da Índia, onde acaba encontrando sua nova missão: encontrar e devolver à aldeia uma lendária pedra que promete glória e fortuna.

Na época, o enredo recebeu duras críticas por fazer um retrato controverso da Índia. Além disso, exibiu o Hinduísmo sob uma perspectiva pejorativa ao imprimir cenas com rituais de sacrifício humano, uso de vodu e interpretação equivocada sobre os deuses dessa religião, o que levou o filme a ser proibido no país durante um período.

O ator Harison Ford no filme Indiana Jones e a Última Cruzada, de 1989

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) vai ao ar no dia 21. Roteirizado para ser o encerramento de uma trilogia, o filme volta a colocar os nazistas como vilões. 

O filme tenta dar mais detalhes sobre a vida pessoal de Indiana Jones ao inserir seu pai na história, o professor Henry Jones (Sean Connery). Na nova missão, Jones parte em busca do Santo Graal e tenta resgatar seu pai, que acabou capturado pelos nazistas enquanto tentava encontrar o cálice usado por Jesus Cristo na última ceia.

Encerrando o especial, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008) teve não somente um intervalo de 19 anos em relação à produção do terceiro filme da franquia, mas também em seu roteiro.

A história é ambientada em 1957 e coloca um crânio de cristal encontrado no Brasil como objeto de perseguição. O enredo mostra Indiana Jones como um ícone da Segunda Guerra Mundial, que acaba na mira de um grupo de soviéticos, e mistura esoterismo, misticismo e seres extraterrestres. 

Sean Connery foi convidado para viver novamente o pai de Indiana Jones, mas preferiu não interromper sua aposentadoria. A solução de George Lucas e Steven Spielberg para manter a vida pessoal do herói inserida no roteiro foi incluir um filho, interpretado por Shia LaBeouf, que o personagem não sabia da existência.


INDIANA JONES - A SAGA COMPLETA - CANAL TCM

► 7/8 – Os Caçadores da Arca Perdida, às 22h
► 14/8 – Indiana Jones e o Templo da Perdição, às 22h
► 21/8 – Indiana Jones e a Última Cruzada, às 22h
► 28/8 – Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, às 22h


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.