Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DOURADO

Ainda Estou Aqui: Filme do Globoplay leva prêmio em Veneza e ganha força para Oscar

Divulgação/Sony Pictures

Fernanda Torres está sentada no chão e olha para cima com expressão assustada

A atriz Fernanda Torres recebeu elogios por seu papel no filme Ainda Estou Aqui

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/9/2024 - 17h24

Longa original do Globoplay, Ainda Estou Aqui levou neste sábado (7) o prêmio de melhor roteiro no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Uma produção brasileira não era premiada no evento italiano desde 1981, quando Eles Não Usam Black-Tie (1981) dividiu o Grande Prêmio do Júri com Bons Sonhos (1981). O troféu já acendeu as esperanças de uma chance no Oscar 2025.

O longa é ambientado no Brasil dos anos 1970, em meio à Ditadura Militar (1964-1985), e baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de seus pais, Eunice e Rubens Paiva. A adaptação da obra ficou a cargo de Murilo Hauser e Heitor Lorega, reconhecidos neste fim de semana.

A direção é de Walter Salles, que já concorreu ao maior prêmio da sétima arte com Central do Brasil (1998). Um dos produtores é Rodrigo Teixeira, que fez bonito na premiação com o elogiado Me Chame pelo Seu Nome (2017).

Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, que precisou lidar com o sequestro do marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva (1929-1971), pelo governo militar. Selton Mello dá vida ao político. O elenco também conta com Fernanda Montenegro, Antonio Saboia, Valentina Herszage, Maeve Jenkings, Marjorie Estiano, Dan Stulbach, Humberto Carrão e Daniel Dantas, entre outros.

As memórias da família são contadas por meio da perspectiva da matriarca, que teve que enfrentar o luto e reconstituir sua família, formada por cinco filhos, depois de lidar de frente com a brutalidade da ditadura.

"Estamos extremamente felizes com o lançamento do filme depois de tantos anos de trabalho em constante troca com colaboradores tão incríveis como a Fernanda [Torres], a Daniela [Thomas, produtora associada] e o próprio Marcelo [Rubens Paiva]. Nos lembrou da primeira reunião de pré-produção em que Walter [Salles] abriu com uma fala tocante sobre um filme ser sempre um processo coletivo. E isso ecoou muito conosco pois, afinal, esse prêmio é do filme, de todo o elenco e equipe, e do cinema brasileiro", disseram os roteiristas em comunicado à imprensa. 

"Essa família que se juntou para contar essa história e que tornou ainda mais palpável a qualidade profundamente humana e existencial desse projeto. Estamos muito animados para estrear em casa e torcendo para que esse filme dê continuidade aos muitos diálogos e lutas que Eunice Paiva travou por direitos humanos ao longo de toda a sua vida."

"Estamos muito felizes que Ainda Estou Aqui tenha sido premiado e reconhecido em Veneza. Eram 21 filmes em competição, dos quais apenas sete se reencontraram hoje. É uma honra estar nesse lugar. O Prêmio de Roteiro abraça todo um filme, porque um roteiro é a sua argamassa. Nele, o Festival reconhece o trabalho destes roteiristas tão talentosos que são Murilo Hauser e Heitor Lorega, o livro incrível de Marcelo Rubens Paiva, a história de Eunice, Rubens e de seus filhos, e o nosso desejo de contá-la no cinema", valorizou Walter Salles.

"É, portanto, um prêmio de uma grande importância simbólica. Esse prêmio também é de cada ator que deu vida aos personagens do excepcional roteiro de Murilo e Heitor --a começar pela extraordinária Fernanda Torres. Foi um trabalho coletivo inesquecível para todos nós que participamos dele."

O longa segue em exibição em festivais internacionais e foi convidado para participar do 68th BFI London Film Festival, que será realizado de 9 a 20 de outubro em Londres. Na próxima segunda (9), faz sua estreia norte-americana no 49º Festival de Toronto (TIFF), no Canadá, com a participação de Fernanda Torres, Selton Mello e Walter Salles.

O filme também será exibido na sessão Spotlight do 62º Festival de Nova York, realizado no Lincoln Center, e, ainda em setembro, participa da 72ª edição do Festival de San Sebastián, na Espanha, que ocorre entre os dias 20 e 28, na Mostra Perlak, fora de competição.

Apesar de ser uma produção original do Globoplay, o longa não será lançado imediatamente no streaming. Ele será distribuído nos cinemas nacionais pela Sony Pictures, em data a ser revelada. Sua chegada à plataforma da Globo deve ocorrer apenas no ano que vem.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.