MISSÃO DIFÍCIL
REPRODUÇÃO/SONY PICTURES
Fernanda Torres conseguiu indicação histórica ao Oscar nesta quinta (23); ela pode vencer?
Fernanda Torres fez história ao ser indicada ao Oscar 2025 por seu trabalho no filme Ainda Estou Aqui. A estrela brasileira, no entanto, terá de encarar uma estatística cruel e que pesa contra suas chances de levar a estatueta na noite de 2 de março.
Nas próximas semanas, vários sindicatos de diferentes setores da indústria vão consagrar seus favoritos --em prêmios que são vistos muito mais como prévias do Oscar do que o Globo de Ouro, que favoreceu Fernanda. O SAG Awards, votado pelos atores, ocorre em 23 de fevereiro.
Só que a brasileira não foi sequer indicada ao prêmio do seu sindicato. Concorrem ao prêmio de melhor atriz Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A Substância) e Pamela Anderson (The Last Showgirl). A última ficou de fora do Oscar, na vaga que foi ocupada por Fernanda Torres.
Desde que o SAG Awards foi lançado, em 1995, apenas três atores venceram o Oscar sem serem ao menos indicados ao prêmio do sindicato --todos eles nas categorias de coadjuvante. São eles: Marcia Gay Harden (Pollock, na cerimônia do ano 2000), Christoph Waltz (Django Livre, em 2012) e Regina King (Se a Rua Beale Falasse, em 2018).
Todos os vencedores do Oscar de melhor ator e melhor atriz foram no mínimo nomeados pelo prêmio do Screen Actors Guild. Ou seja: Fernanda faria história mais uma vez se levasse a estatueta dourada para casa.
Um ponto positivo para a brasileira é que o fato de Ainda Estou Aqui ter sido indicado a melhor filme aumenta a visibilidade de seu trabalho. Mais votantes devem assistir à produção nacional para escolher quem leva a grande estatueta da noite e, assim, serão afetados pela atuação de Fernanda.
O site norte-americano Gold Derby, especializado em premiações e que previu a indicação da filha de Fernanda Montenegro, coloca atualmente a intérprete de Eunice Paiva como a segunda atriz com mais chances de levar o prêmio.
Ela fica atrás apenas de Demi Moore, que também levou o Globo de Ouro deste ano --mas na categoria de comédia ou musical. A musa dos anos 1990 tem a seu favor a narrativa de atriz que superou o etarismo e provou que ainda pode oferecer muito à indústria cinematográfica --não por acaso, o tema explorado também no filme A Substância.
A cerimônia de entrega do Oscar 2025 está marcada para a noite de 2 de março. No Brasil, a festa terá transmissão ao vivo da TNT e da Max --a Globo até mostrou interesse, mas não conseguiu os direitos de exibição.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.