LUCCA VAI GANHAR?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Lucca no Estrela da Casa: participante é o favorito para levar prêmio do reality show
Gênero musical mais popular do Brasil nos últimos anos, o sertanejo influenciou o Estrela da Casa até a final, que acontece nesta terça (1º). O fenômeno que o público conhece bem, representado por cantores de sucesso como Gusttavo Lima, Marília Mendonça (1995-2021), Lauana Prado e Zé Neto & Cristiano, tem apenas um representante no reality da Globo: Lucca. O participante já era o queridinho desde as primeiras semanas e se consolidou como favorito ao prêmio.
Foram vários gêneros que competiram em três meses, do pop à MPB, do rap ao funk. Nenhum deles foi páreo para a popularidade do sertanejo, que permeou não apenas Lucca e Evellin --outra representante do gênero--, como também o repertório dos confinados. Todos os competidores, sem exceção, precisaram cantar ao menos uma composição da sofrência em algum momento do programa.
Um relatório feito pela Pró-Música mostrou que 70% das músicas mais tocadas em plataformas de streaming e em rádios são sertanejas. A líder de reproduções é a versão de Lauana Prado para Escrito Nas Estrelas, de Tetê Espíndola, que voltou às paradas após Márcia Fu soltar a voz e cantar a música em A Fazenda 15.
Já Marília Mendonça é a cantora mais ouvida desde a chegada do Spoify ao Brasil, em 2014. Foram mais de 770 bilhões de streams apenas para a rainha da sofrência nesta década. O sertanejo é o gênero mais consumido da plataforma desde 2016, após desbancar o reinado do pop.
As eliminações do Estrela da Casa foram mais um reflexo da popularidade do sertanejo no Brasil. Artistas talentosos e promissores de outros gêneros foram eliminados facilmente pelo público. Lucca e Evellin, por outro lado, chegaram na reta final; assim como artistas do segundo gênero mais escutado, o pop.
Apesar de o funk cutucar o sertanejo entre as listas de músicas mais ouvidas das plataformas digitais, o Estrela da Casa apresentou apenas MC Mayarah neste gênero. A camelô não ousou na categoria e ficou na segurança dos ritmos mais leves, sem explorar sua voz, muitas vezes com medo da marginalização que permeia o ritmo.
O rap ficou com Califfa, Nick Cruz, e Ramalho. Um dos gêneros que mais exige criatividade e liberdade para os cantores não foi explorado com sabedoria pelos concorrentes, que foram engolidos pelo repertório popular dos adversários. Já o pop teve como representantes Gael Vicci, Nicole Louise, Unna X, Matheus Torres e Thália; Leidy Murilho foi a única cantora gospel.
É difícil bater o fenômeno da música sertaneja, principalmente em uma época com grandes nomes que despontam no gênero. A chegada de Lucca na final do Estrela da Casa é previsível e também o deixa na vantagem.
Com a saída de Evellin e sem nenhum outro representante de sua música, o goiano é o confinado com mais chances de se tornar o mais popular --mesmo que uma zebra aconteça e ele não vença o programa.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.