FACA DE DOIS GUMES
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Matheus Torres no Estrela da Casa; participante se tornou um dos "queridinhos" das redes sociais
O bloqueio do X no Brasil não impõe apenas desafios comerciais para a Globo, que havia incluído as métricas das redes sociais no plano comercial do Estrela da Casa. Um efeito colateral é bastante positivo e até pode resolver uma questão que nem mesmo o voto único do BBB 24 deu jeito --as torcidas, que organizavam boa parte de suas ações por meio da plataforma.
Se ainda não empolgou na audiência, o novo formato não fez feio dentro do departamento comercial da Globo. Como o colunista Daniel Castro havia antecipado no Notícias da TV, os bons resultados foram o suficiente para que o programa fosse renovado para uma segunda temporada.
As redes sociais, porém, são um fator importante para a emissora reforçar com o mercado o alcance e o potencial de suas atrações. O próprio plano comercial do Estrela da Casa destacava que "todo e qualquer reality show extrapola a televisão e invade as redes".
Entre os dados destacados, estavam as mais de 59 milhões de interações que o BBB 23 havia alcançado só no antigo Twitter. Um número relevante dentro do total, que chegou a 466 milhões.
Para além do desafio comercial, a Globo já começou a sentir até alguns efeitos positivos da suspensão do X dentro do jogo. Gael Vicci surpreendeu a todos ao ser anunciado como o Hitmaker, quando as redes tinham se mobilizado em favor de seus favoritos --Lucca e Matheus Torres.
As torcidas, que frequentemente são acusadas de "sequestrar" os programas com votações em massa, aparentemente sentiram o impacto. Elas vão conseguir se organizar em outras plataformas, mas esse processo obviamente vai levar algum tempo.
Uma boa notícia para J. B. de Oliveira, o Boninho, que já havia realizado uma série de mudanças no BBB 24 para evitar justamente essa interferência. Ele, por exemplo, deu um grande peso ao chamado voto único --limitado a um por CPF cadastrado.
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