Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FACA DE DOIS GUMES

A boa e a má notícia com a suspensão do X para a Globo sobre o Estrela da Casa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A imagem mostra um homem jovem com cabelo curto e loiro descolorido, barba rala e pele clara. Ele veste um moletom preto e está sentado, com uma expressão séria. O fundo é composto por listras verticais em roxo e bege.

Matheus Torres no Estrela da Casa; participante se tornou um dos "queridinhos" das redes sociais

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 11/9/2024 - 21h00

O bloqueio do X no Brasil não impõe apenas desafios comerciais para a Globo, que havia incluído as métricas das redes sociais no plano comercial do Estrela da Casa. Um efeito colateral é bastante positivo e até pode resolver uma questão que nem mesmo o voto único do BBB 24 deu jeito --as torcidas, que organizavam boa parte de suas ações por meio da plataforma.

Se ainda não empolgou na audiência, o novo formato não fez feio dentro do departamento comercial da Globo. Como o colunista Daniel Castro havia antecipado no Notícias da TV, os bons resultados foram o suficiente para que o programa fosse renovado para uma segunda temporada.

As redes sociais, porém, são um fator importante para a emissora reforçar com o mercado o alcance e o potencial de suas atrações. O próprio plano comercial do Estrela da Casa destacava que "todo e qualquer reality show extrapola a televisão e invade as redes".

Entre os dados destacados, estavam as mais de 59 milhões de interações que o BBB 23 havia alcançado só no antigo Twitter. Um número relevante dentro do total, que chegou a 466 milhões.

Para além do desafio comercial, a Globo já começou a sentir até alguns efeitos positivos da suspensão do X dentro do jogo. Gael Vicci surpreendeu a todos ao ser anunciado como o Hitmaker, quando as redes tinham se mobilizado em favor de seus favoritos --Lucca e Matheus Torres.

As torcidas, que frequentemente são acusadas de "sequestrar" os programas com votações em massa, aparentemente sentiram o impacto. Elas vão conseguir se organizar em outras plataformas, mas esse processo obviamente vai levar algum tempo.

Uma boa notícia para J. B. de Oliveira, o Boninho, que já havia realizado uma série de mudanças no BBB 24 para evitar justamente essa interferência. Ele, por exemplo, deu um grande peso ao chamado voto único --limitado a um por CPF cadastrado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.