Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRISE NA ESPANHA

Vinicius Junior: De dez ataques racistas ao jogador, só dois resultaram em punição

Reprodução/Instagram

Vinicius Junior em partida pelo Real Madrid

Vinicius Junior em partida pelo Real Madrid; craque sofreu racismo em novo jogo na Espanha

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/5/2023 - 12h56
Atualizado em 22/5/2023 - 14h44

Astro do Real Madrid, Vinicius Junior sofreu novo ataque de racismo neste domingo (21), em partida contra o Valencia válida pelo Campeonato Espanhol. É o décimo caso de preconceito envolvendo o atacante brasileiro desde 2021; os nove anteriores tiveram processos abertos na Justiça local, mas apenas dois contaram com algum tipo de punição.

Segundo Javier Tebas, presidente da LaLiga (entidade que organiza o torneio), foram dez denúncias de racismo contra o craque --incluindo a mais recente. Três processos já foram arquivados, enquanto os outros continuam sendo investigados.

Apesar de todos os processos abertos pela LaLiga, nenhuma equipe sofreu qualquer punição esportiva. Os casos envolveram torcidas de sete clubes diferentes: Valladolid, Betis, Osasuna, Valencia, Barcelona, Mallorca e Atlético de Madrid --os três últimos são reincidentes.

No ataque racista ocorrido neste domingo, Vinicius Junior foi chamado de "mono" (macaco, em espanhol) por dezenas de torcedores do Valencia durante a partida da equipe local contra o Real Madrid. O jogo chegou a ser paralisado pela equipe de arbitragem, com a organização do estádio solicitando ao público que parasse com os cantos preconceituosos.

O jogador, que acabou expulso pelo árbitro durante a partida, se manifestou publicamente contra os racistas e a falta de atitude da LaLiga para lidar com as situações lamentáveis.

"Não foi a primeira vez, nem a segunda nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também, e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista", escreveu Vini em seu perfil oficial no Instagram.

"Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", finalizou.

Confira abaixo todas as denúncias de ataques racistas registradas contra Vinicius Junior:

Barcelona x Real Madrid (24/10/2021)

Em partida realizada no Camp Nou, em Barcelona, torcedores do clube local gritaram "mono" em direção ao atleta do Real Madrid. A LaLiga registrou a denúncia, mas os autores dos ataques não foram identificados, e o processo acabou arquivado.

Mallorca x Real Madrid (14/3/2022)

Vários torcedores do Mallorca imitaram sons de macaco com a intenção de provocar Vinicius Junior. Apesar da denúncia feita pela LaLiga, a Procuradoria de Ódio local arquivou o processo sob justificativa de que "a expressão e os sons emitidos, indubitavelmente típicos de atitudes profanas e desprezíveis, bem como vexatórios e absolutamente rejeitáveis, não parecem abranger inicialmente, para o presente caso, a dimensão penal pública que se postula".

Atlético de Madrid x Real Madrid (18/9/2022)

Antes da partida, torcedores do Atlético de Madrid provocaram o atacante da Seleção Brasileira com cantos de: "Vinicius, você é um macaco". Mais uma vez, a denúncia da LaLiga foi arquivada.

Valladolid x Real Madrid (30/12/2022)

Apoiadores do Valladolid fizeram insultos racistas contra Vini Junior durante partida contra o Real Madrid. Entre as expressões usadas, os criminosos o chamaram de "negro bastardo" e "negro de merda".

Nesta oportunidade, a LaLiga apresentou denúncia em três frentes: na Comissão Antiviolência, na Comissão da Competição e no Tribunal de Valladolid. Onze responsáveis pelos insultos racistas foram identificados e estão impedidos de entrar no estádio; e o processo penal, aberto. O caso continua em andamento na Espanha.

Real Madrid x Atlético de Madrid (26/1/2023)

Em ação orquestrada antes do clássico madrilenho, um boneco representando Vinicius Junior enforcado foi encontrado pendurado em uma ponte da cidade. A LaLiga apresentou renúncia formal, e o caso continua sob investigação.

Mallorca x Real Madrid (5/2/2023)

Em caso reincidente, um torcedor do Mallorca chamou o atacante brasileiro de "macaco". O responsável foi identificado e perdeu a carteira de sócio do clube durante três anos, além de ser obrigado a pagar uma multa de R$ 22 mil e um ano de banimento de qualquer instalação esportiva na Espanha.

Osasuna x Real Madrid (18/2/2023)

Torcedores do Osasuna proferiram insultos racistas contra Vini Junior durante partida pelo Campeonato Espanhol. A LaLiga registrou a denúncia, e o caso segue em andamento na Justiça espanhola.

Betis x Real Madrid (5/3/2023)

Vinicius Junior foi chamado várias vezes de "macaco" por torcedores do Betis em jogo contra o Real Madrid. O tribunal de Sevilha, da Espanha, é o responsável por investigar o caso após denúncia feita pela LaLiga.

Barcelona x Real Madrid (19/3/2023)

No clássico espanhol, torcedores do Barcelona fizeram insultos racistas contra Vinicius Junior, que mais uma vez foi chamado de "macaco". O caso foi denunciado e segue sob investigação.

Valencia x Real Madrid (21/5/2023)

De acordo com o jogador brasileiro, dezenas de torcedores do Valencia o chamaram de "macaco" durante partida contra o Real Madrid. O jogo chegou a ser paralisado, e nova denúncia às autoridades foi protocolada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.