'CAUSA INDETERMINADA'
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Rafael Macedo: atleta de judô perdeu chance de levar medalhe de bronze por deslize chocante
O atleta de judô Rafael Macedo perdeu a medalha de bronze na Olimpíada de Paris para o francês Maxime-Gaël Ngayap Hambou, que ele enfrentou no tatame nesta quarta (31). O narrador Everaldo Marques e a atleta judoca Rosicleia Campos, que comentavam a disputa na Globo, ficaram chocados com a derrota e expressaram sua indignação ao vivo.
Os profissionais mostraram Macedo aos prantos e a revolta do treinador Kiko Pereira com a decisão da arbitragem. "Uma vergonha! Eu até agora não entendi", disparou Pereira. "Até agora, nós ainda não temos explicação", pontuou o narrador. O shidô (advertência) que resultou na derrota foi justificado como "causa indeterminada".
Com o replay, a comentarista foi certeira ao perceber um erro grave de Rafael Macedo no tatame. "Ele botou a mão por dentro da manga do francês na hora que ele foi buscar a perna. Ele colocou a mão ali, e isso é uma punição! Meu Deus!", exclamou ela, desacreditada.
"Então é isso: ele botou a mão por dentro da manga do francês, e isso gera a desclassificação. O francês estava caído e deu para ver ele apontando para o juiz. Que detalhe bobo, foi muito sutil", concordou Everaldo Marques.
Macedo, que estava perto de vencer a disputa do adversário, lamentou o deslize e disse que respeitava a decisão da arbitragem. O combate terminou após 3 minutos e 55 segundos.
"É a segunda vez que eu venho para uma Olimpíada e é um sonho estar aqui. Foi um dia muito bom, poderia ter terminado com uma medalha, mas infelizmente acabou não acontecendo. Faz parte. A decisão dos árbitros foi essa, e acredito que seja a decisão correta", declarou ele ao repórter da Globo.
"A superação do dia a dia, no treinamento, e as experiências positivas e negativas, tudo faz parte do crescimento. Tirando esse final, foi um dia bom. Mas essa é a minha motivação para continuar", concluiu o judoca Rafael Macedo.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.