VAN DE VELDE
REPRODUÇÃO/X
Steven van de Velde: jogador de vôlei de praia holandês tem estupro em ficha criminal
O atleta holandês Steven van de Velde encarou uma maré de azar na Olimpíada de Paris. Além de perder a partida de vôlei de praia para o Brasil neste domingo (4) em uma vitória com folga, o esportista foi humilhado pela plateia com vaias na arena. Ele foi condenado por abuso a uma menina de 12 anos em 2016, quando tinha 19 anos.
Por conta de sua ficha criminal, Van de Velde causou revolta no público que assista à partida na capital francesa. Bastava o holandês tocar na bola, ou até mesmo pontuar contra o Brasil, para a plateia dar gritos de desaprovação. Em resposta, ele dava apenas "tchau", em forma de ironia.
Os brasileiros Evandro Gonçalves e Arthur Lanci se classificaram para as quartas de final. Eles cravaram 2 sets a 0 contra Steven van de Velde e Matthew Immers, e foram ovacionados.
O jogador holandês enfrenta grande desaprovação do público devido à condenação por estupro de uma criança em seu passado. A torcida se manifestou contra a participação de Van de Velde na Olimpíada de Paris. Ele não tem perfil nas redes sociais para blindar os ataques na internet.
O crime ocorreu em 2014. Aos 19 anos, o jogador foi condenado dois anos depois no Reino Unido a quatro anos de prisão. O atleta havia viajado de Amsterdã até Milton Keynes para encontrar a estudante, com quem mantinha contato via redes sociais. Apesar de estar ciente da idade da vítima e de ter admitido as acusações, ele a forçou a ter relações sexuais.
Steven Van De Velde cumpriu parte de sua pena no Reino Unido antes de retornar à Holanda, seu país natal. Em 2017, ele já estava de volta às competições de vôlei de praia, retomando sua carreira esportiva.
Nesta edição da Olimpíada de Paris, o Comitê Olímpico da Holanda decidiu manter Van De Velde isolado para conter os ataques. Ele não está hospedado na Vila Olímpica e não tem permissão para falar com a imprensa, recebendo acomodações alternativas oferecidas pelo comitê.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Olimpíada
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.