Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROGRAMAÇÃO

Globo vê erro estratégico e aborta estreia de novela às terças e quartas

Reprodução/TV Globo

Julia Dalavia em cena do primeiro capítulo de Órfãos da Terra, última novela a estrear numa terça-feira - Reprodução/TV Globo

Julia Dalavia em cena do primeiro capítulo de Órfãos da Terra, última novela a estrear numa terça-feira

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 3/6/2019 - 6h02

A Globo decidiu rever a decisão de lançar novelas das seis e das sete às terças e quartas. A partir de Bom Sucesso, próxima das 19h, todas as tramas, incluindo temporadas de Malhação, vão começar numa segunda-feira, como era até 2016.

Estrelada por Grazi Massafera e Antonio Fagundes, Bom Sucesso estreia em 29 de julho. No ar desde 2 de abril, uma terça, Órfãos da Terra foi a última a entrar no ar em dia diferente da "tradição" de quatro décadas.

A cúpula da emissora concluiu que as estreias às terças e quartas são ótimas para a novela que acaba, mas não necessariamente para a trama que começa. Como segunda e terça são os dias que as pessoas mais vêem TV, naturamente a audiência de um último capítulo é melhor do que numa sexta.

Já a novela que começa numa terça tem menos tempo para ser promovida, porque no final de semana anterior divide as chamadas da programação com o último capítulo da novela que está acabando.

Ir bem no primeiro capítulo (e na primeira semana) é essencial para o sucesso de uma produção, mas os números do Ibope não mostram relação de causa e efeito entre a audiência da estreia e a média final. Maior êxito das 18h desde 2015, com 23,7 pontos de média, Novo Mundo (2017) estreou numa quarta.

Outro motivo para a Globo acabar com as estreias nas terças e quartas é a reclamação do público. Os telespectadores se acostumaram a ver reprise do último capítulo aos sábados e a ter o sábado como uma segunda opção caso não possa assistir ao final na sexta.

As novelas que terminaram às segundas ou terças nos últimos anos tiveram seu último episódio reprisado em horário diferente (à tarde) ou não tiveram reprise. E muita gente não viu os desfechos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.