GUSTAVO REIZ
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Gustavo Reiz em viagem a Paris em 2017: autor formado na Record quebrou barreira e vai estrear na Globo
Primeiro autor de novelas criado na Record a ser contratado pela Globo, Gustavo Reiz apareceu todo orgulhoso em foto publicada ontem (20) no Instagram, em que exibia ao fundo o logotipo da maior rede do país. A imagem não é exatamente nova, mas serviu para registrar um marco em sua carreira. O roteirista de 38 anos acaba de ser confirmado na fila das novelas das 19h. Seu projeto de uma comédia original contemporânea foi aprovado por Silvio de Abreu, diretor de Dramaturgia da emissora.
A trama de Reiz vai estrear no segundo semestre de 2021. Será a terceira produção para o horário após o final de Salve-se Quem Puder, a atual das sete. Antes dela virão A Morte Pode Esperar, de Mauro Wilson (outro estreante), e Cara & Coragem, de Claudia Souto.
Reiz foi contratado pela Globo em julho, após decidir não renovar com a Record, onde prestou serviços durante 12 anos, devido a divergências com Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo e toda-poderosa da teledramaturgia da rede.
Fã declarado de Silvio de Abreu ("O autor que me fez gostar de novelas", escreveu recentemente num post), Gustavo Reiz escreve desde os 12 anos. Seu primeiro trabalho na TV foi a co-autoria do reboot de Os Ricos Também Choram, realizado pelo SBT em 2005. Dois anos depois, estreou na Record como colaborador de Ana Maria Moretzsohn em Luz do Sol.
Seu primeiro trabalho solo foi em 2011, na minissérie Sansão e Dalila, considerada uma das melhores produções bíblicas da Record. Em 2016, assinou Escrava Mãe, uma espécie de pré-Escrava Isaura. No ano seguinte, emplacou Belaventura, um conto de fadas medieval com a pretensão de emular Game of Thrones.
No ano passado, Reiz trabalhou no projeto de Gênesis, novela que a Record estreia em abril e que, em sete fases, vai contar a história bíblica da criação do mundo de Adão e Eva a José do Egito. Reiz, no entanto, não aceitou as interferências de Cristiane Cardoso e foi substituído por Emílio Boechat, que também já deixou o projeto.
Com a aprovação de sua sinopse, Gustavo Reiz passa a ser o primeiro autor formado pelo atual ciclo dramatúrgico da Record a quebrar a barreira da Globo, que nos últimos anos tem investido na revelação de novos autores, quase todos formados na própria casa.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.