Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

AOS 39 ANOS

Por que a convocação de Daniel Alves para a Copa do Mundo foi tão criticada?

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Imagem de Daniel Alves com a camisa da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Daniel Alves nos Jogos Olímpicos de Tóquio; lateral direito foi convocado para a Copa do Mundo

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 7/11/2022 - 15h53
Atualizado em 7/11/2022 - 15h54

A convocação de Daniel Alves para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo não deixou o torcedor feliz nas redes sociais. A escolha rendeu a Tite uma enxurrada de críticas, inclusive, vindas da equipe de transmissão da Globo. O principal motivo é a condição física do atleta de 39 anos.

Após a controversa saída do São Paulo no ano passado, o lateral direito retornou ao Barcelona, da Espanha, onde teve um baixo rendimento --marcou apenas um gol em 14 jogos. O resultado fez com que o clube catalão não renovasse o contrato, que chegou ao fim em junho deste ano.

Alves só voltou aos gramados depois de mais de um mês, quando fechou com o time mexicano Pumas. Desde o final de julho, o jogador entrou em campo 12 vezes, não marcou nenhum gol e teve apenas uma vitória.

O histórico de contusões também é um revés da convocação. Em setembro, o clube mexicano divulgou que Daniel teria sofrido uma lesão no joelho, mas o próprio jogador desmentiu e explicou o motivo de estar fora dos jogos. 

Em um dos treinos, ele dividiu a bola com o brasileiro Diogo, que acabou acertando o joelho dele. De acordo com o lateral, não foi nada grave, e ele apenas não acompanhou o time por "precaução".

Por que Tite chamou Daniel Alves?

Para justificar a escolha, Tite afirmou que o lateral direito tem um papel importante "nos bastidores" da Seleção, atuando na concentração de outros jogadores antes dos jogos, além de ter uma técnica individual. "Eu não vim aqui para agradar as pessoas no Twitter. Eu respeito opiniões divergentes e eu não estou aqui para convencer todas as pessoas", ponderou o treinador:

O critério do Daniel Alves é o critério de todos. Ele premia qualidade técnica individual, premia seu aspecto físico e traz seu aspecto mental. Tal qual os outros. Alguns com mais de uma qualidade, outros com mais de outra.

Posicionamento político

Daniel Alves também irritou parte da torcida brasileira com os recentes posicionamentos em favor de Jair Bolsonaro (PL), que perdeu as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O jogador exaltou o slogan do atual presidente da República, "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", que remete a um nacionalismo característico de regimes fascistas. Ironicamente, Daniel Alves é o dono da camisa 13 na Seleção, número de Lula.

Confira abaixo a repercussão:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.