SEGREDO DE FAMÍLIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Zagallo (1931-2024): herança do ex-jogador de futebol é motivo de briga entre os quatro filhos
Antes de morrer, Zagallo (1931-2024) teve de recorrer à Justiça para ser retirado de uma conta conjunta que mantinha com os filhos Mario Cesar Zagallo e Maria Emilia de Castro Zagallo. Segundo ele, o banco responsável deu para trás, apesar das tentativas de Mario Cesar e Zagallo de não fazerem mais parte de futuras movimentações bancárias com a irmã. Ela havia processado o pai em 2020 para tentar tirar parte dos bens que ele recebera de sua esposa morta.
O Notícias da TV apurou que Zagallo e o filho caçula pediram indenização ao banco Santander após a instituição "prejudicá-los". A ação tramitou no 1º Juizado Especial Cível da Regional da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, de junho a outubro de 2022. Tanto o ex-jogador de futebol quanto o herdeiro foram indenizados em R$ 3 mil por danos morais.
Os autores alegaram terem tentado contato "diversas vezes", mas não conseguiram sair da conta conjunta por "livre e espontânea vontade". Além disso, eles pontuaram que seu desejo não era o cancelamento da conta, apenas a dissolvição conjunta, para que não tivessem mais vínculo bancário com Maria Emilia. A conta estava sem movimentação há cinco anos, com apenas R$ 14 de saldo.
Zagallo e Mario Cesar ainda apresentaram documentos para contestar que tivessem qualquer empréstimo consignado ou débito que justificasse o não atendimento da demanda. Maria Emilia, apesar de participar da conta conjunta, não atuou na ação judicial.
Em sua defesa, o Santander afirmou que nenhuma das partes havia entrado em contato para solicitar a retirada dos participantes da conta conjunta. A instituição pontuou que os três titulares precisariam apresentar um pedido em consenso para qualquer decisão envolvendo a prestação de serviços.
De acordo com o Santander, Zagallo e Mario Cesar só não foram retirados da conta conjunta antes porque Maria Emilia, também titular, não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto em júdice.
A juíza Juliana Furtado Cardoso de Moraes Almeida França, do 1º Juizado Especial Cível da Regional da Barra da Tijuca, decidiu que o Santander "violou o princípio da confiança e causou danos" aos clientes por não os atenderem. Foi determinado, então, que Zagallo e Mario Cesar fossem excluídos da conta, que passou a ter somente Maria Emilia como titular.
Procurada pela reportagem, a defesa de Maria Emilia de Castro Zagallo afirmou em nota que ela "enfrentou consideráveis dificuldades para estabelecer qualquer tipo de comunicação e contato com seu pai", e que Mario Cesar teria "restringido o acesso a Zagallo". O caçula nega as acusações.
"Os herdeiros observaram movimentação patrimonial milionária, incluindo expressivas doações destinadas a Mario Cesar. Adicionalmente, foram identificados saques recorrentes em contas bancárias de Zagallo, envolvendo quantias incompatíveis com seu padrão de vida enquanto idoso", disse o comunicado.
Diante dessas circunstâncias, os herdeiros estão atualmente buscando a tutela do judiciário para resguardar e assegurar seus legítimos direitos perante essa situação delicada.
O caso da conta bancária aconteceu dois anos após Paulo Jorge de Castro Zagallo, Maria Emilia de Castro Zagallo e Maria Cristina Zagallo Ballester tentarem anular o testamento da mãe deles, Alcina de Castro Zagallo, no qual ela beneficiou unicamente o marido.
O ícone do futebol brasileiro se sentiu traído pelos herdeiros. Por este motivo, deixou a maior parte de seus bens para Mario Cesar, único filho que não esteve envolvido no trâmite. O Notícias da TV revelou em primeira mão que Zagallo deixou 62,5% de sua herança para o caçula, enquanto os demais filhos terão apenas 12,5% dos direitos.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Zagallo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.