RAINHA BOCA-SUJA
Reprodução/Instagram
Xuxa Meneghel em gravação do Que História É Essa, Porchat?; rainha desceu o nível em e-mails
Esqueça a Xuxa de fala doce e compreensiva que deixava marcas de batom na câmera e decolava em sua nave no término de cada Xou. A rainha dos baixinhos revelou sua face nada majestosa em e-mails que trocou com o então sócio Luiz Claudio Moreira, que move um processo contra ela. Nas mensagens, a apresentadora dispara frases de baixo calão como "vai à merda", "foda-se" e "não tenho saco, tenho útero".
Os textos estão anexados no processo movido por Moreira contra Xuxa desde 2016 --a ação não está em segredo de Justiça e foi obtida pelo Notícias da TV. O empresário, que assumiu a carreira da loira após o rompimento entre ela e Marlene Mattos, pede no tribunal uma fatia da fortuna da apresentadora.
Nas mensagens, datadas de janeiro e fevereiro de 2016, Luiz Claudio Moreira revela sua preocupação com a audiência do programa Xuxa Meneghel, que ela havia estreado na Record em agosto de 2015 e que sairia do ar em dezembro daquele ano.
O empresário alega que a aposta em uma imitação do formato do talk show de Ellen DeGeneres não deu certo e que o quadro Conto de Fadas (no qual famosos abriam sua intimidade) estava sujando a imagem da apresentadora. "Você se esqueceu das básicas regras da moral e dos bons costumes, se comportando de forma inadequada para 30 milhões de brasileiros, expondo sua intimidade sexual, sem qualquer pudor", alfineta Moreira.
"Seu comportamento no palco do programa, na tentativa vã de fazer sucesso a qualquer preço, apresenta uma artista que o Brasil não quer ver. Não interessa para ninguém a sua intimidade com o Junno, especialmente quando envolve temas sexuais e escatológicos. Xuxa falando palavrão, falando que solta pum e falando que faz sexo em locais públicos não atrai nenhuma audiência. Muito pelo contrário, afasta", continua o empresário no e-mail.
Na resposta, Xuxa é direta: "Eu queria imitar Ellen? Quem me ofereceu este programa, esta cópia, este modelo, foi a Record. Ok, porque está dando errado a culpa é minha... Você tem razão, não tenho saco, não. Aliás, nunca tive. Tenho útero, e se tivesse saco não coçaria como muitos homens que me criticam e que podiam estar me ajudando em vez de só falar".
Moreira então aponta que a mudança na percepção da imagem da apresentadora estaria prejudicando até seus negócios fora da TV, como a Casa X, franquia de espaços de festas temáticos de Xuxa. "Os prejuízos são flagrantes, seja na baixa audiência, seja na desistência de franqueados da Casa X, no fechamento da O Bicho Comeu [marca de roupas], seja no caso da Genomma [dona da Cicatricure] desistir de produzir comerciais para exibir no Brasil, tendo em vista os resultados pífios", diz o empresário.
Xuxa, mais uma vez, não segura a língua em sua resposta. "Agora até o fechamento das Casas X é minha culpa? Na boa, LCM, se você realmente pensa isso e não pensa que o Brasil está em crise, vai à merda e me deixa hoje, agora", escreve a apresentadora, que compara o então sócio à antiga empresária:
A Marlene já falou e fez como você, e eu me separei dela na hora quando vi que, se eu fizesse o que ela queria, ia virar uma marionete na mão dela. E hoje repito, não vou e não sou o que você e o que seus amigos gostariam que eu fosse. Fo-da-se!
Luiz Claudio tenta acalmar a situação na mensagem seguinte, de 2 de fevereiro. "Tenha certeza de que estou ajudando sempre, mesmo sendo agredido em reunião com diretores da Record por você, mandando eu calar a boca em alto e bom tom! Eu não quero te transformar em nada e não tenho a pretensão de ensinar o que é certo ou errado para uma mulher adulta com 52 anos. Falar como adulto não significa falar palavrões, expor intimidade sexual e desenvolver diálogos impróprios e constrangedores para o telespectador."
"Ninguém quer que você volte a ser a Xuxa dos anos 1980! O Brasil quer a Xuxa do século 21, uma mulher madura, adulta, responsável, alegre, inspiradora, de sucesso, passando informações relevantes e entretendo de forma bem-humorada e construtiva, compatíveis com sua história e grandeza."
"Sabíamos que iria ser muito difícil essa nova jornada, mas continuo acreditando que tudo pode melhorar! Se está difícil na Record, imagine se ela desistir de você como a Globo fez? RedeTV!, Band, SBT...", especula o empresário.
"E quem disse que eu quero ir pra RedeTV! ou SBT?", retruca Xuxa, dez horas depois. "Eu quero e devo ser respeitada e vou mandar à merda qualquer um que tentar me desrespeitar. Não tenho saco, tempo, saúde e não sou mimada, apenas sei o que eu quero. E não quero ser mandada por você ou por qualquer um que pense saber de alguma coisa sobre televisão! Se sabe, faça; se sabe, apresente."
"Não cobre ou desrespeite o que eu sou. Não sou só uma mulher de 53 anos (sic) e você sabe disso. E por isso não vou admitir você me mandar um e-mail quilométrico dizendo o que devo ou não fazer. Eu nunca me meti no seu trabalho e não admito que você, que pensa que está de boa vontade, venha dar uma de Marlene pra cima de mim", compara ela mais uma vez.
Por fim, Xuxa deixa claro que não está satisfeita com a parceria com o empresário. "Precisamos conversar pessoalmente, não sou boa em escrever, e gostaria que você dissesse todo o seu e-mail abaixo em voz alta pra mim. Pois se é isso que você pensa, que eu sou o problema, que não sei ouvir, você não pode e não deve mais ficar cuidando dos meus interesses."
No processo movido pelo empresário contra a apresentadora, ele alega que, diante das agressões e do tratamento rude, havia se tornado impossível manter a sociedade com Xuxa. Ele, então, fechou um acordo com a sócia para vender a ela os 10% que possuía da Xuxa Promoções e Produções Artísticas.
Xuxa teria proposto pagar R$ 1 milhão pelo tempo de serviço, outorgar 10% da receita proveniente dos contratos celebrados pela empresa e consolidar 10% do capital social das sociedades que detêm os direitos de explorar as marcas Casa X e Espaçolaser.
Moreira aceitou o acordo, mas Xuxa mudou a proposta: em vez de 10% do capital social, ofereceria 10% dos lucros das duas marcas. Ela também teria contratado uma auditoria não aprovada pelo empresário para avaliar o valor da Xuxa Produções, escondido contratos e até criado uma outra empresa com a filha, Sasha Meneghel, para que ele não tivesse participação nos resultados.
Em 2018, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou Xuxa a apresentar contratos e documentos da gestão de sua empresa a Moreira. O processo segue em julgamento, no aguardo da perícia contábil.
Procurada por meio de sua assessoria, Xuxa não respondeu aos contatos da reportagem --tradicionalmente, ela não comenta ações judiciais. Luiz Claudio Moreira também não retornou as mensagens da equipe. Caso o façam, este texto será atualizado.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Xuxa Meneghel
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.