BUZA FERRAZ
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O ator Buza Ferraz em Páginas da Vida (2006); ele ficou apagado no elenco da novela das nove
Buza Ferraz (1950-2010) acumulou vários trabalhos na Globo em seu currículo: trabalhou em tramas como O Rebu (1974), História de Amor (1995) e Páginas da Vida (2006), que acabou sendo sua última novela. Ele declarou publicamente que seu personagem ficou apagado na história, o que o deixou insatisfeito. Quatro anos depois, o ator morreu vítima de leucemia, doença contra a qual lutou durante uma década.
Ferraz nasceu no Rio de Janeiro em 1950 e estreou na teledramaturgia em Selva de Pedra (1972). Ele ganhou fama como o personagem Cauê de O Rebu (1974).
Nos anos seguintes, fez parte dos elencos de produções como Brilhante (1981), O Amor É Nosso (1981), Final Feliz (1983), De Quina pra Lua (1985), Pantanal (1990), Despedida de Solteiro (1992), Pedra sobre Pedra (1992) e História de Amor (1995).
Em 2006, Buza Ferraz foi escalado para Páginas da Vida como o personagem Ivan, genro do patriarca Tide, interpretado por Tarcísio Meira (1935-2021). Tide tinha outros dois genros na novela, Gustavo (Antonio Calloni) e Bira (Eduardo Lago). Mas os rumos destes dois personagens influenciaram no destino de Ivan na trama.
Antonio Calloni estava insatisfeito com seu papel na novela e pediu para sair da trama. Assim, seu personagem morreu num acidente de carro. Já Bira passou a ter mais destaque por seu drama pessoal com o alcoolismo. Dessa forma, o personagem de Buza Ferraz ficou apagado. Ele falou sobre isso em entrevista ao jornal O Globo, em outubro de 2006.
"Com a morte do Gustavo e o Bira indo para o alcoolismo, o meu personagem acabou ficando meio fora do ar, não sei o que houve. Há duas semanas ele apareceu, mas estava com outro perfil. Mas sei que é assim mesmo: alguns personagens às vezes aparecem mais, às vezes menos", comentou, chateado.
Após o fim de Páginas da Vida, Buza Ferraz ainda apareceu na temporada de 2008 de Malhação. Ele já lutava contra a leucemia, doença com a qual conviveu ao longo de dez anos. Em 3 de abril de 2010, o ator sofreu um mal súbito e foi levado ao hospital. Teve três paradas cardíacas e não resistiu.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.