Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VENCEDORA DO OSCAR

Whoopi Goldberg revolta público com comparação entre racismo e Holocausto

Reprodução/Instagram

Whoopi Goldberg em foto publicada nas redes sociais

Whoopi Goldberg em foto publicada nas redes sociais; atriz revoltou comunidade judaica

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/2/2022 - 14h29

Whoopi Goldberg (Ghost: Do Outro Lado da Vida) revoltou o público e parte da comunidade judaica com uma comparação entre racismo e o Holocausto, extermínio de judeus causado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1938-1945).

A polêmica teve início durante a participação da atriz vencedora do Oscar no programa The View. Em conversa sobre uma votação em uma escola dos Estados Unidos que barrou a graphic novel Maus --sobre o Holocausto--, Whoopi afirmou que não se pode comparar o trágico evento envolvendo os judeus com racismo.

"Vamos ser sinceros sobre isso porque o Holocausto não é sobre raça. Não é sobre raça", disse. "Não é sobre raça. É sobre a desumanidade do homem para com o homem."

Ana Navarro, coapresentadora do programa, discordou da atriz e defendeu a comparação. "Mas é sobre supremacistas brancos perseguindo judeus".

"Mas são dois grupos de pessoas brancas. No minuto que você transforma isso em [questão de] raça perde o sentido. Vamos falar disso sobre como isso é. [É sobre] como pessoas tratam outras pessoas. Não importa se você branco, preto ou judeu. É sobre nós mesmos", argumentou Whoopi.

Após os comentários da estrela de Mudança de Hábito (1992), entidades e personalidades da comunidade judaica foram às redes sociais criticar a declaração e exigir uma retratação pública da atriz.

"Não, Whoopi Goldberg, o Holocausto foi sobre a aniquilação sistemática nazista contra os judeus, os quais eles consideravam uma raça inferior. Eles os desumanizaram e usaram essa propaganda racista para justificar o massacre de 6 milhões de judeus. A distorção do Holocausto é perigosa", pontuou Jonathan Greenblatt, CEO da Liga Anti-Difamação.

Em resposta a Whoopi, o Museu do Holocausto dos Estados Unidos também vociferou contra a posição da atriz. "Racismo era essencial para a propaganda nazista. Judeus não eram definidos pela religião, mas por raça. Crenças nazistas e racistas alimentaram o genocídio e o assassinato em massa."

"Whoopi Goldberg afirma absurdamente que o Holocausto 'não é sobre raça'. A Alemanha nazista considerava todos os judeus uma 'raça subumana'. Por favor, repense e peça desculpas", acrescentou David Harris, CEO do Comitê Judaico dos EUA.

Com a repercussão negativa de sua fala, Whoopi publicou em seu perfil no Twitter um pedido de desculpas público direcionado à comunidade judaica de todo o mundo.

No programa de hoje, eu disse que o Holocausto 'não é sobre raça, mas sobre a desumanidade do homem para com o homem. Eu deveria ter dito isso sobre os dois. Como disse Jonathan Greenblatt, da Liga Anti-Difamação: 'O Holocausto foi sobre a aniquilação sistemática nazista contra os judeus, os quais eles consideravam uma raça inferior'. Eu estou me corrigindo.

No entanto, a polêmica continuou após a participação de Whoopi no programa The Late Show With Stephen Colbert --gravado antes de sua retratação, mas exibido logo após o seu pedido de desculpas.

No Late Show, a atriz também havia dado sua posição sobre o nazismo e o Holocausto. Para Whoopi, questões de raça envolvem a cor da pele, o que não é o caso dos judeus.

Isso incomodou muitas pessoas, o que nunca foi minha intenção. Sinto que, sendo negra, quando falamos de raça, é uma coisa muito diferente para mim. Eu disse que achava que o Holocausto não era sobre raça. E as pessoas ficaram muito bravas e ainda estão bravas. Estou recebendo muitos e-mails de pessoas com muita raiva. Mas achei que era uma discussão importante porque, como pessoa negra, penso em raça como algo que posso ver.

Ao ouvir a posição da convidada, Colbert relembrou que, durante a Segunda Guerra, os nazistas marcavam os judeus com a estrela de Davi --um dos símbolos do judaísmo-- para diferenciar os oprimidos do resto da população.

"Certo, isso é o que significa para mim. Quando você fala sobre ser racista, não pode chamar isso de racismo. Isso era mau. Isso não foi baseado na pele. Você não poderia dizer quem era judeu. Você teve que mergulhar profundamente e descobrir. Quando a Klu Klux Klan está passando e eu estou com um amigo judeu, eu saio correndo, mas se ele decidir não correr, o racistas passam por ele porque na maioria das vezes não é possível distinguir", concluiu a atriz.

Confira abaixo o pedido de desculpas de Whoopi Goldberg e as críticas da comunidade judaica na íntegra:

Veja também a entrevista da atriz ao apresentador Stephen Colbert:

TUDO SOBRE

Whoopi Goldberg


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.