ARTISTA PREMIADO
DIVULGAÇÃO/AMAZON STUDIOS
James Earl Jones: ator premiado já dublou Star Wars e Mufasa, dos filmes de O Rei Leão
James Earl Jones, ator conhecido por dar voz ao vilão Darth Vader na saga de Star Wars, morreu aos 93 anos nesta segunda-feira (9). O artista vencedor de prêmios como Emmy, Grammy, Oscar e Tony foi encontrado morto em sua casa no Condado de Dutchess, em Nova York.
A família de Jones confirmou o óbito ao portal norte-americano Deadline, mas a causa da morte não foi revelada. O ator era um dos maiores artistas do teatro e do cinema norte-americano, embora seu Oscar tenha sido honorário.
Ele ganhou dois Emmy, um Daytime Emmy, e um Grammy em diferentes trabalhos em 1977, além de três Tony Awards. Jones foi inserido no meio artístico há mais de 60 anos e fez participações em filmes e séries como Dr. House (2004-2012) e a comédia Two and a Half Men (2003-2015).
James Earl Jones deu voz a Darth Vader na primeira trilogia de Star Wars de George Lucas, composto pelos filmes Uma Nova Esperança (1977) O Império Contra-Ataca (1980), e O Retorno de Jedi (1983).
Ele também reprisou o papel de vilão em A Vingança dos Sith (2005), Rogue One (2016), A Ascensão Skywalker (2019), e na série do Disney+ Obi-Wan Kenobi, que marcou seu último trabalho na televisão.
Já no cinema, sua última aparição foi no filme Um Príncipe em Nova York 2 (2021). O ator ainda era a voz de Mufasa no desenho animado de O Rei Leão (1994), papel que ele repetiu no live-action de 2019.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.