ESTADO CRÍTICO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Thelma Assis ao vivo no Encontro desta quarta (8); ela falou sobre voluntariado em Canoas, RS
Thelma Assis entrou ao vivo no Encontro desta quarta (8) para falar sobre sua experiência enquanto voluntária em Canoas, um dos municípios mais castigados pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. A anestesista se uniu a Marcela Mc Gowan e Amanda Meirelles, também ex-BBBs e médicas, para atuar num hospital da cidade. Ela descreveu a sobrecarga dos profissionais da área da saúde que trabalham no local, muitas vezes impossibilitados de irem para casa.
Segundo Thelminha, o trabalho dos voluntários é justamente aliviar a saúde mental e física dessas pessoas. Afinal, são muitos feridos (372 contabilizados até agora no Estado, segundo um boletim da Defesa Civil) e muitos infectados por doenças propagadas pela água, como a leptospirose. A diarreia é uma das principais queixas dos pacientes, bem como reclamações de ordem psicológica --o abalo mental é grande para quem perdeu tudo.
"O trabalho aqui está sendo ajudar os profissionais de saúde daqui, que estão sobrecarregados. Muitos não estão conseguindo se locomover para sair do hospital e acabam dobrando a jornada. Outros demoram três, quatro horas, em trajetos que antes eram feitos em 20 minutos", descreveu Thelminha.
Em conversa direta com Patrícia Poeta, que está em Porto Alegre, a ex-BBB também descreveu as perdas da cidade na área de saúde. "Eles perderam muito. Das 30 UBS [Unidades Básicas de Saúde] da cidade, eles perderam 19. Só tem uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento], perderam três. Tem um hospital que foi todo danificado. Ele tinham acabado de comprar um aparelho de tomografia, que custa caro, e eles também perderam. E infelizmente isso está acontecendo em toda a região, várias cidades estão passando por isso."
A campeã do BBB 20 disse ter ficado chocada quando chegou ao município, na tarde desta terça (7). "Mais da metade da cidade está embaixo da água. A água subiu 12 metros. Realmente é muito difícil. E aí, do ponto de vista médico, nós fomos direcionadas para um hospital. Daqui, a gente está conseguindo atuar. Eu e minhas colegas, doutora Amanda, doutora Marcela, fizemos um grupo,.. E cada uma está atuando na sua especialidade", afirmou. Thelma é anestesista; Amanda, intensivista; e Marcela, ginecologista.
Ela ainda conversou com o médico Gabriel Kleucius, do município de Estrela, que reiterou a sobrecarga dos médicos e enfermeiros. Ele atua num hospital que foi completamente invadido pela água, o que ocasionou a perda da energia elétrica. Diversos profissionais precisaram carregar nos braços um paciente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um paciente da UTI neonatal.
"E aí, com certeza, o acompanhamento psicológico dessas pessoas, dos profissionais da saúde, vai ser de extrema importância. Quando essa água baixar, o que vai ser encontrado, quanto tempo vai demorar para ser reconstruído... E é por isso, Patrícia, que a gente está morando aqui, para podermos ajudar da melhor forma possível. E a gente segue também pedindo doações de água, de medicamentos, de alimentos. Todos os hospitais estão recebendo doações", arrematou Thelminha.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.