Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARIA LUÍSA MENDONÇA

Vilã de Corpo Dourado, atriz escondeu crime da família na adolescência

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

A atriz Maria Luisa Mendonça caracterizada como Amanda, sua personagem em Corpo Dourado, com expressão séria, olha para a câmera

A atriz Maria Luisa Mendonça caracterizada como Amanda, sua personagem em Corpo Dourado

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 16/6/2023 - 6h30

Maria Luisa Mendonça está de volta à programação do canal Viva: ela aparece na reprise de Corpo Dourado (1998), no papel da vilã Amanda. A atriz começou a carreira na Globo aos 23 anos, pouco tempo depois de ter passado por uma experiência traumática: ela foi submetida a um aborto ilegal na adolescência e escondeu o fato de sua família.

A artista nasceu no Rio de Janeiro em 1970 e estreou na Globo em Renascer (1993) --ela teve grande repercussão com a personagem intersexo Buba. Antes disso, Maria Luisa já havia feito sucesso no teatro, quando participou, aos 17 anos, de uma montagem da peça Vestido de Noiva, do escritor Nelson Rodrigues (1912-1980).

Foi também aos 17 anos que ela passou por um momento muito difícil. Em entrevista à revista Marie Claire, Maria Luisa contou que fez um aborto nessa época, para interromper uma gravidez indesejada. Aborto ainda é considerado crime no Brasil, exceto em casos de gravidez de risco à vida da gestante, gravidez resultante de violência sexual e anencefalia fetal.

"Eu tinha 17 anos e namorava um menino da mesma idade. Minha mãe não sabe até hoje, mas acho importante falar. Lembro que fiquei com medo, foi horrível. Paguei uma grana na melhor clínica da zona sul [do Rio de Janeiro], usei as economias da mesada, e meu namorado completou", explicou a atriz.

Ela ainda passou por uma segunda interrupção de gravidez, dessa vez natural, 11 anos depois. "A segunda foi um aborto espontâneo aos 28 anos. Estava casada [com o diretor de TV Rogério Gallo], grávida de um mês e pouco. O bebê tinha uma má-formação, e a natureza tratou de expelir", contou.

Em meio às dificuldades na vida pessoal, Maria Luisa manteve sua carreira na televisão de maneira consistente. A atriz ficou conhecida por interpretar antagonistas e personagens disfuncionais em novelas e séries.

Além de Amanda, a vilã de Corpo Dourado, ela apareceu também em vários episódios de Os Normais (2001-2003), na novela Senhora do Destino (2004) e na série Magnífica 70 (2015-2018), por exemplo. Seus trabalhos mais recentes na TV foram nas novelas Segundo Sol (2018) e Verdades Secretas 2 (2021).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.