Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Único tetracampeão mundial de futebol, ex-jogador Zagallo morre aos 92 anos

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Zagallo usa uma camiseta verde e olha para a foto

Zagallo em foto publicada no Instagram; ex-jogador de futebol morreu na sexta-feira (5)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/1/2024 - 6h28
Atualizado em 6/1/2024 - 7h29

Ex-jogador e ex-técnico da Seleção Brasileira, Mário Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos na noite de sexta (5). O ídolo estava internado desde dezembro em um hospital no Rio de Janeiro e teve falência múltipla dos órgãos. Ele colecionou títulos ao longo da carreira no esporte e foi o único tetracampeão mundial de futebol.

A confirmação da morte foi feita por meio de um comunicado no perfil oficial do ex-atleta nas redes sociais. "Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas", escreveram na legenda da nota.

"Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa", completou a equipe.

Zagallo havia passado por outra internação em agosto, e ficou 22 dias tratando uma infecção urinária. Ele chegou a comemorar a alta em um vídeo publicado no Instagram em 1º de setembro. Em 2022, o veterano também foi hospitalizado com infecção respiratória.

Conhecido como Velho Lobo, o ex-técnico também ficou marcado pela frase "vocês vão ter que me engolir" --dita em forma de desabafo na Copa América de 1997 após a vitória sobre a Bolívia.

Na época, o profissional enfrentava severas críticas durante a preparação da seleção. Ele explicou que havia a pressão para colocar Vanderlei Luxemburgo no cargo. "O título veio, e aí eu dei uma explosão. Foi uma resposta indireta para eles [jornalistas]", afirmou em entrevista ao UOL em 2017.

Vida e carreira

Mário Jorge Lobo Zagallo é natural de Atalaia, município de Alagoas. Mudou-se com a família para a Tijuca, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, com apenas oito meses de vida.

Ele passou primeiramente pelas categorias de base do América, antes de ir para o Flamengo --clube no qual foi tricampeão carioca, de 1953 a 1955.

Como soldado do Exército, Zagallo fez a segurança das arquibancadas do Maracanã na final da Copa de 1950 e testemunhou a derrota do Brasil para o Uruguai, fato que ficou conhecido como Maracanazzo.

Já na seleção, esteve na conquista da primeira Copa do Mundo da história do Brasil em 1958. O jogador ganhou o apelido de Formiguinha, já que conseguia correr bastante para ajudar na marcação do meio-campo.

Foi bicampeão mundial com a seleção na Copa da 1962, época em que já era atleta do Botafogo. Decidiu se aposentar dos campos em 1964, e começou a carreira como treinador justamente no Botafogo.

Zagallo assumiu o posto de técnico da Seleção Brasileira poucos meses antes da Copa de 70, substituindo João Saldanha (1917-1990). Comandou o time liderado de Pelé (1940-2022) rumo ao tricampeonato mundial.

Participou da campanha na Copa dos Estados Unidos em 1994, quando conquistou o tetra como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira.

O ídolo também quase ganhou o penta em 1998. O técnico chegou com a seleção à final, mas o time foi derrotado pela França.

Zagallo também atuou como treinador no Vasco, Flamengo, Fluminense e Bangu. Além de comandar as seleções de Kwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita. Ele ainda trabalhou no Al Hilal, atual time de Neymar.

O ex-atleta tinha uma superstição com o número 13 e sempre citava frases com 13 letras. "O 13 veio aliado à minha esposa, quer era devota de Santo Antônio [comemorado em 13 de junho], sinônimo de fé", explicou.

O ex-técnico foi homenageado com um boneco de cera no Museu da Seleção, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio. Zagallo foi casado com Alcina de Castro de 1955 a 2012. Ele deixa quatro filhos: Maria Emilia, Paulo Jorge, Mário César e Maria Cristina.

Homenagens

O Velho Lobo recebeu várias homenagens nas redes sociais após o anúncio da morte. Jogadores, clubes e fãs lamentaram a perda do ídolo e relembraram os feitos dele no esporte.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues declarou luto oficial de sete dias pela morte do craque. A confederação também decretou um minuto de silêncio nas partidas da primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Nordeste, que começa neste sábado (6).

"A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol", afirmou Rodrigues em nota.

A Confederação Sul-Americana de Futebol também prestou condolências: "A Conmebol lamenta o falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo, lenda do futebol e único tetracampeão mundial como jogador, técnico e assistente. Condolências aos familiares e amigos do astro brasileiro".

"Zagallo eterno tem 13 letras. Nos deixou um herói que moldou a história do futebol brasileiro. Mario Jorge Lobo Zagallo entra para a eternidade como um revolucionário, um pilar histórico do esporte. Zagallo vestiu o Manto Sagrado em 205 partidas. O esporte brasileiro tem no tetracampeão mundial Zagallo um pioneiro e um recordista. O Flamengo tem em Zagallo um ídolo histórico", escreveu o Flamengo no X, antigo Twitter.

"O Botafogo lamenta a partida de um dos seus maiores ídolos, campeão como jogador e treinador, com um currículo vitorioso e notável no esporte, uma verdadeira lenda do futebol brasileiro. Desejamos força aos familiares, amigos e fãs. Seu legado no Glorioso e no futebol jamais será esquecido. Descanse em paz", afirmou o time carioca.

"O Fluminense Football Club lamenta profundamente o falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo, uma das grandes lendas da história do futebol brasileiro e mundial e campeão pelo Tricolor. Toda a nossa força e os nossos sentimentos aos amigos, familiares e fãs de um ídolo eterno", escreveu o time.

"Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do tetracampeão mundial Zagallo. Ao longo de sua longa e vitoriosa trajetória no futebol, defendeu as cores do Vasco da Gama em duas oportunidades, ambas na função de treinador, com 49 vitórias, 34 empates e 16 derrotas", relembrou o Vasco da Gama.

"Nos despedimos hoje de um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Obrigado por tudo que fez pelo nosso futebol, Zagallo. E claro, eterno Zagallo tem 13 letras. Nossa gratidão a você, Velho Lobo!", disse o Corinthians.

"A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente o falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo, ídolo e técnico da Seleção Brasileira! É uma perda imensurável para o esporte! Nossas condolências aos familiares, amigos e fãs neste momento de profunda dor", disse o Verdão.

"Bicampeão do mundo como atleta, comandante do esquadrão em 70 e coordenador técnico no tetra, o Velho Lobo será sempre lembrado como um dos maiores nomes da história do futebol", enalteceu o Internacional.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.