Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RACISMO

‘Uma dor muito grande’, diz Milton Gonçalves sobre processo contra Paulo Betti

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Milton Gonçalves no Troféu Mário Lago de 2018, premiação do Domingão do Faustão a artistas de destaque - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Milton Gonçalves no Troféu Mário Lago de 2018, premiação do Domingão do Faustão a artistas de destaque

ANA CORA LIMA

Publicado em 17/6/2019 - 20h56

O ator Milton Gonçalves está processando seu colega de profissão Paulo Betti por racismo. O crime teria acontecido após um comentário de Betti em um grupo de WhatsApp durante a disputa pela presidência do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro, o Sated. Eles concorrem em chapas distintas.

"É uma dor no coração muito grande. Não tenho mais paciência para discutir raças. Não quero saber disso, quero que todos sejam seres humanos, todos iguais", disse Gonçalves.

Procurado pelo Notícias da TV, o ator inicialmente negou a ação criminal contra Betti. "Jamais na minha vida eu faria alguma coisa que fosse prejudicar uma pessoa. Eu posso discordar de uma pessoa, mas eu jamais vou processar essa pessoa. O que é isso? Eu discordo e saio. Ninguém me deve nada e eu também não devo nada a ninguém. As pessoas têm as suas opiniões e é preciso respeitá-las", justificou.

Além de Gonçalves, os também atores Jorge Coutinho e Cosme Santos processam Betti por injúria racial por conta de um print, com data do dia 16 de abril deste ano, com uma mensagem no grupo de WhatsApp chamado Profissão Artistas.

"A atual diretoria do sindicato está lá há muito tempo e tem uma forte representação negra com Jorge Coutinho e o grande Milton Gonçalves, além do querido Cosme, isso complica bastante a luta, pois pode confundir as coisas. Daí a importância de conversarmos", escreveu Betti.

A acusação de racismo já corre na Justiça e, de acordo com determinação do juiz Daniel Werneck Cotta, da 33ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, Paulo Betti terá até 15 dias para apresentar sua defesa e, caso seja condenado, a pena pode variar de um a três anos de prisão, mais multa.

Segundo os autos, os três atores querem que Paulo Betti explique, em juízo, suas declarações e responda a três perguntas: 1) "Que complicador seria esse levantado por Betti diante do fato de Milton e Jorge terem forte representação negra?"; 2) "O que poderia confundir as coisas? Que coisas seriam essas?"; e 3) "Que luta seria essa?".

Eles pedem "explicações em juízo", com fundamento no art. 144 do Código Penal, ou "retratação" de Paulo Betti, nos termos do art. 143 do mesmo código.

Paulo Betti nega ser racista

No ar em Órfãos da Terra, Paulo Betti passou a tarde desta segunda-feira (17) reunido com seus advogados para preparar sua defesa. O ator, que soube da acusação de racismo na última sexta-feira (14), revelou estar surpreso com a denúncia. “É uma acusação muito grave e eu estou procurando entender. Nunca fui racista”, disse ao Notícias da TV.

Segundo a advogada do ator, Jessica Caliman, Betti ainda não foi citado oficialmente, mas a intenção é apresentar sua defesa o mais rápido possível. "O despacho aconteceu no dia 13 de junho e temos 15 dias a partir dessa data, mas já estamos trabalhando e logo iremos nos pronunciar no processo." 

A eleição da presidência do Sated acontecerá nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho. Na Chapa 1 (União e Determinação) estão Milton Gonçalves, Hugo Gross, Ruth de Souza e Carlos Vereza, entre outros. Já na Chapa 2 (Renovação e Transparência), ao lado de Paulo Betti estão Tonico Pereira, Cristina Pereira, Júlia Lemmertz e Zezé Polessa, entre outros.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.