POLÍCIA INVESTIGA
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
O cantor Nahim em foto publicada nas redes sociais; ele foi encontrado morto aos 71 anos
O cantor Naim Jorge Elias Júnior, mais conhecido como Nahim, foi encontrado morto aos 71 anos na manhã desta quinta (13). A polícia achou o corpo do artista na casa dele, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Ele caiu das escadas enquanto estava sozinho na residência. O caso foi registrado inicialmente como morte suspeita na 1ª Delegacia de Polícia (DP) do município. O artista lançou hits que estouraram na década de 1980, quando se tornou figurinha carimbada em programas de auditório e foi o grande campeão do quadro Qual É a Música?, de Silvio Santos.
Ao Notícias da TV, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso está sendo investigado pela Policia Civil.
"Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, no local, apuraram que a vítima estava sozinha em casa quando caiu da escadaria da residência. O Corpo de Bombeiros e o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] foram acionados e constataram o óbito. O corpo foi encaminhado ao IML [Instituto Médico Legal]", consta na nota.
A ex-mulher do cantor, Andreia Andrade, se pronunciou sobre a morte nas redes sociais. "É com muito pesar que venho informar a vocês que confirmo o falecimento do Nahim. Estou muito em choque e não estou em condições de atender ligações e [responder] mensagens. Estou na delegacia, mais tarde vou passar as notas com o velório e todas as informações", disse ela.
Nahim fez sucesso principalmente na década de 1980, quando lançou os hits Dá Coração, Coração de Melão e Melô do Taka Taka. Na época, ele era presença constante em programas de auditório da TV.
Foi recordista autodeclarado do quadro Qual É a Música?, do Programa Silvio Santos, no qual permaneceu meses invicto participando da competição. Por causa disso, o artista fez uma participação no especial em comemoração aos 60 anos do programa do SBT no início do ano passado, quando se reuniu a outros participantes icônicos do quadro.
A emissora paulista emitiu uma nota de pesar lamentando a morte do cantor. "Nahim e o SBT cresceram juntos e fizeram grandes parcerias ao longo dos anos. Com Silvio Santos, Nahim foi um dos grandes campões da primeira versão do Qual É a Música?, ganhando por 20 semanas consecutivas e integrando o carro do programa na Parada do Dia das Crianças", diz o comunicado.
O SBT afirma ainda que exibirá um material inédito sobre o cantor. "Sua última e inédita participação no SBT foi exatamente no quadro Qual É a Música?, do Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel. Gravada no último dia 6 de junho, foi recheada de emoção e diversão, marcas peculiares da trajetória de Nahim, e será exibida em breve."
"O SBT, sua diretoria e amigos se solidarizam com os familiares e fãs do cantor, além de todo o público que hoje se entristece com a partida de mais um ídolo popular da música", finaliza.
Vice-presidente do SBT e filha de Silvio Santos, Daniela Beyruti também lamentou a morte de Nahim. "Triste. Nahim, sua alegria sempre combinou com a nossa. Obrigada por ter feito parte da nossa história. Que Deus console sua família", escreveu ela no Instagram.
Nos últimos anos, o paulistano foi figurinha marcada nos reality shows da Record. Em 2014, ele participou do Aprendiz Celebridades, competição de negócios apresentada por Roberto Justus; mais tarde, em 2017, integrou o elenco da nona edição de A Fazenda; e, por fim, em 2022, foi para o Power Couple 6 acompanhado da então mulher, Andreia Andrade.
A Record também soltou uma nota lamentando a morte do cantor e ressaltou a participação de Nahim em sua história. "Em 1987, foi contratado pela Rádio Record para apresentar o programa Clube do Coração até 1990, voltando a fazer o mesmo programa de 1999 a 2002. Entre 2000 e 2001, apresentou na Record o programa Amigos & Sucessos."
"Nahim participou de realities da Record como Aprendiz Celebridades, em 2014; A Fazenda: Nova Chance, em 2017; Power Couple Brasil, em 2022, ao lado da então esposa Andreia Andrade; também com ela, mais recentemente, integrou o elenco de Troca de Esposas, em 2023."
"Expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e admiradores deste artista que marcou uma geração com suas músicas e talento", finalizou a emissora no comunicado.
Natural de Miguelópolis, interior de São Paulo, Nahim começou a cantar aos 10 anos. Ele foi descoberto em 1978 pelo presidente da Copacabana Discos, que decidiu lançá-lo no mercado a partir de um compacto com músicas em inglês. O projeto abriu espaço para que ele gravasse seu primeiro disco em português, em 1981.
O hit Cala Essa Boca bombou logo após o lançamento. Na sequência, ele lançou seus três maiores sucessos, que lhe deram visibilidade a nível nacional. Ao todo, Nahim lançou 14 discos e 86 músicas.
Em 1987, o cantor foi contratado pela Rádio Record para apresentar o Clube do Coração até 1990. Ele voltou a comandar o mesmo programa entre 1999 e 2002. No ramo do audiovisual, o cantor ainda foi jurado no Cante se Puder, primeiro programa apresentado por Patricia Abravanel no SBT, entre 2012 e 2013.
O apresentador também teve um estúdio de gravação na década de 1990. Ele foi produtor musical de vários artistas, especialmente no ramo do pagode.
Em 2019, o nome de Nahim estampou as manchetes policiais. Ele foi preso por descumprir a medida protetiva instituída em favor de sua ex-mulher. Ele teria ido visitar os cachorros do casal na antiga casa dos dois e, com isso, ficado mais próximo dela do que o permitido por lei.
A mulher havia o denunciado por agressão e ameaças, assim como uma outra ex-mulher do artista. A identidade das denunciantes foi preservada na época.
Nahim também tentou entrar para a política. Ele se candidatou a vereador por São Paulo em 2020, mas não foi eleito.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.