Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Sucesso de atores veteranos no teatro serve de alerta para erro cometido pela TV

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg estão sentadas em cadeiras e conversam

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg no especial Amigas de Uma Vida (2023): atrizes no teatro

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 18/8/2024 - 16h00

A queixa de veteranos quanto à falta de papéis interessantes na TV não é nova. São vários exemplos de artistas idosos que estão há anos sem receber ao menos um convite para novelas ou séries, deixando o público saudoso. Entretanto, o teatro surge como uma alternativa para que tais atores mostrem a importância da experiência na dramaturgia --ainda mais numa época em que a presença de pessoas sem registro profissional no audiovisual tem se intensificado.

Aos 94 anos, Fernanda Montenegro tem sido ovacionada nas sessões de leitura da obra A Cerimônia do Adeus, de Simone de Beauvoir (1908-1986). A atriz faz uma apresentação gratuita neste domingo (18), no parque Ibirapuera, em São Paulo.

Os ingressos para o espetáculo esgotaram em menos de 30 minutos, mas a peça também terá projeção para o gramado do parque. O mesmo tinha acontecido na abertura da venda para as sessões no Teatro Raul Cortez. O site do Sesc chegou a sair do ar por conta da alta procura do público.

Recentemente, o vídeo de um encontro de Fernanda Montenegro com Othon Bastos causou comoção nas redes sociais. A veterana disse entender a necessidade do colega de estar nos palcos com o monólogo Não Me Entrego, Não! no alto de seus 91 anos. O momento também fez com que os fãs lamentassem a ausência dos artistas na televisão.

Paulo Betti também já falou sobre a diminuição dos convites para a TV com o avançar da idade. O ator de 71 anos contou que não foi sondado para nenhum projeto desde o fim da novela Amor Perfeito (2023). Para driblar a falta de papéis, Betti tem se dedicado ao teatro. Ele encena há nove anos o espetáculo Autobiografia Autorizada, no qual narra a própria trajetória.

Apesar de ter feito Travessia (2022) e uma participação em Fuzuê (2023) na Globo recentemente, Ana Lucia Torre também tem mostrado seu talento nos palcos. A atriz de 79 anos estrela a peça Shakespeare Apaixonado ao lado de Rodrigo Simas e Carla Salle.

Aos 95 anos, Nathalia Timberg também voltou ao teatro com A Mulher da Van. Assim como Antonio Fagundes, que em setembro estreia a peça Dois de Nós com Christiane Torloni, Thiago Fragoso e Alexandra Martins.

A alta procura pelos espetáculos desses e de outros atores veteranos deveria servir de alerta para as principais emissoras do país. O público sente, sim, falta de ver grandes nomes da teledramaturgia nas novelas.

Afinal, a experiência desses artistas faz enorme diferença na qualidade dos folhetins --que, coincidentemente ou não, têm sofrido com a queda de audiência nos últimos anos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.