AMIGOS DO PEITO
REPRODUÇÃO/GLOBO
Os atores Lima Duarte e Fernanda Montenegro no programa Tributo a Lima Duarte, do Globoplay
Lima Duarte e Fernanda Montenegro são amigos de longa data. Os dois têm 94 anos e se conhecem desde a década de 1950. O ator falou da amiga com muito carinho e revelou que costuma mandar um presente com frequência para ela: mirra, planta que cultiva em seu sítio no interior de São Paulo.
O depoimento dele sobre Fernanda foi exibido no Tributo a Lima Duarte. A atração faz parte de um projeto da Globo de homenagear grandes artistas de seu elenco e sua história. Já foram contempladas figuras como Laura Cardoso, Manoel Carlos e Zezé Motta, entre outras.
Após rememorar seus trabalhos mais marcantes na TV e sua trajetória como ator desde o primeiro dia da televisão no Brasil, Lima Duarte comentou a importância dos familiares e dos amigos em sua vida: "Amigo, puxa vida. É tudo, né. Mulher é bom, eu gosto. Mas amigo é pra sempre. Pra toda a vida", afirmou.
O trabalho mais recente de Lima e Fernanda juntos foi na novela O Outro Lado do Paraíso (2017), em que interpretaram par romântico. "Somos muito amigos, nos amamos. Fernanda e eu nos amamos. Quer ver os recados que ela manda no telefone?", perguntou ele à equipe do programa.
Em seguida, o ator mostrou o que gosta de dar de presente à amiga. "Mirra! No fim do ano eu distribuo para os amigos. A Fernanda recebeu várias mirras minhas. Corto e mando um galhinho de mirra", disse.
"Porque o ouro, Belchior [um dos três reis magos, em referência aos presentes entregues por eles no nascimento de Jesus] já te deu, é o talento que você tem. O incenso [entregue por Baltazar, outro rei mago] é a sociedade, a literatura, tudo que nos inebria. Restou a mirra [presente do rei mago Gaspar], que ninguém quis saber dela, então eu planto, louvo e mando pra você", declarou.
Fernanda também gravou uma mensagem emocionada para Lima, na qual proclamou seu afeto e sua admiração por ele. Ela exibiu uma fotografia dos dois caracterizados como os personagens em O Outro Lado do Paraíso.
"Este retratinho eu guardo no meio das fotos da minha família. Porque é isso mesmo, somos atores, formamos uma tribo, uma família. E eu destaco o Lima, porque é um referencial sagrado da nossa arte teatral. Então vou ler pra você, viu, Lima, um recado lindo que quero deixar aqui gravado", disse Fernanda, antes de começar a ler seu discurso.
"Lima Duarte, como ator, como artista, como cidadão, é o representante simbólico da nossa arte cênica, do nosso cinema, da nossa televisão. Estamos, querido Lima, a caminho dos cem anos. Será que chegaremos lá? Não sei. Acho que você também não sabe", brincou.
"O seu ofício é tão vocacionado, tão pleno da nossa identidade brasileira. O Brasil está nas suas veias. Sua atuação comove pelo que você nos traz de nós mesmos. Existe uma transcendência nesse seu atuar. Sua realização na nossa arte, através de todos esses anos, me dá um grande orgulho. Orgulho de ser sua contemporânea. Grande abraço", concluiu ela.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.