SHOW NOS ESTADOS UNIDOS
REPRODUÇÃO/REDETV! E INSTAGRAM
Após criticar Bebel Gilberto, Sonia Abrão lembrou que rasgar bandeira do Brasil é crime
Publicado em 25/7/2022 - 16h12
Sonia Abrão abriu o A Tarde é Sua desta segunda (25) criticando a atitude de Bebel Gilberto em um show nos Estados Unidos. A cantora chegou a jogar a bandeira do Brasil no chão e pisoteá-la, gerando protestos nas redes sociais na sequência. "Ignorante", disparou a jornalista.
"Queria deixar bem claro que esse tipo de coisa é crime previsto em lei. Você se enrolar na bandeira, pisotear a bandeira, queimar a bandeira, rasgar a bandeira, até xingar a bandeira. Tudo isso está previsto em lei, tudo isso tem punição. A gente não sabe como vai ficar o caso dela depois dessa atitude absurda, de gente alienada e ignorante", começou a apresentadora.
"Porque se ela tenta ligar a nossa bandeira com algum partido, algum representante político, ela está totalmente equivocada. A nossa bandeira é nossa, a nossa bandeira é o nosso RG como nação, nossa identidade", continuou Sonia.
Como exemplo do que estava defendendo do programa, a âncora do A Tarde é Sua lembrou das Olimpíadas, momento em que povos de vários nações ao redor do planeta são identificados por meio da própria flâmula. "Cada país se identifica como? Com a sua equipe carregando a sua bandeira, é a identidade da nossa nação, nada mais do que isso", reforçou.
"Ela está acima de tudo, de qualquer coisa política que vocês queiram misturar nessa historia, não tem que misturar. Bandeira é o símbolo máximo do nosso país", afirmou Sonia.
A bandeira do Brasil foi comumente associada aos seguidores do atual presidente Jair Bolsonaro após as eleições de 2018. Na época, os bolsonaristas usavam a camisa da seleção como forma de reforçar o então slogan da campanha do político -- "Deus acima de tudo, Brasil acima de todos". As cores eram identificavam eleitores do candidato tanto quanto o vermelho era associado a eleitores do PT.
Sonia reforçou que a bandeira é de todos e que associá-la a um posicionamento é uma atitude equivocada. "Quem faz esse tipo de coisa está tendo uma atitude que não só é absurda como não dá para a gente engolir e aceitar passivamente. Isso é um insulto à nossa nação. Se é assim que ela pensa que isso é protesto, isso não é protesto, é achincalhe", definiu.
"Quem quer protestar vem para o debate, vem com argumento, dialoga, faz qualquer coisa menos pisotear em cima do Brasil", continuou a apresentadora, definindo a atitude de Bebel como uma "barbaridade".
Após a repercussão, Bebel chegou a publicar um longo texto nas redes sociais afirmando que a atitude gerou um pedido de desculpas imediato, feito ainda durante a apresentação.
"Foi um ato impensado meu, porque se tivesse tido tempo de raciocinar teria me ocorrido que eu estava entregando de presente para a extrema-direita uma imagem com a qual poderiam destilar o seu ódio repugnante e o seu falso patriotismo", começou a cantora.
Imediatamente depois, porém, me dei conta de que a bandeira também pertence a todos os brasileiros e me desculpei com o público (...). Aos brasileiros de bem que como eu são defensores intransigentes da democracia mas se sentiram ofendidos com o meu ato impensado, minhas sinceras desculpas. O Brasil é maior que qualquer governo ou político.
Sonia reconheceu que Bebel compartilhou o texto na tentativa de se justificar, mas frisou que, mesmo diante do vídeo completo com o pedido de desculpas incluído, as imagens seriam lamentáveis. "Não tem justificativa. Eu como brasileira estou protestando, sim", avisou.
Embora Sonia Abrão tenha dito que pisar na bandeira, como Bebel Gilberto fez em seu show, é um crime, o ato em si configura uma contravenção. De acordo com a lei Lei 5.700, de 1971, esse tipo de atitude pode gerar uma multa de R$ 4 mil, mas não uma prisão. Veja o vídeo completo e o texto da cantora sobre o assunto abaixo.
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.