Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NOTHING COMPARES 2 U

Sinéad O'Connor: Causa da morte da cantora é revelada após um ano

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Sinéad O'Connor em suas redes sociais

Sinéad O'Connor em suas redes sociais; cantora estourou com a música Nothing Compares 2 U

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 28/7/2024 - 17h15

A cantora irlandesa Sinéad O'Connor (1966-2023) morreu em decorrência de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma. O atestado de óbito da artista, que morreu aos 56 anos em julho de 2023, aponta que ela também teve uma "infecção leve do trato respiratório inferior".

Sinéad ficou conhecida no Brasil pelo sucesso Nothing Compares 2 U e também por ter rasgado a foto do papa João Paulo 2º (1920-2005) durante uma participação no Saturday Night Live em 1992.

A informação foi revelada pelo jornal Irish Independent, que teve acesso ao registro formal feito pelo marido da artista, John Reynolds.

O atestado aponta que ela morreu "de exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica e asma brônquica, juntamente com infecção leve do trato respiratório".

A carreira de Sinéad foi marcada pelas suas posições políticas, seja contra os confrontos armados entre protestantes e católicos na Irlanda, ou em protesto ao abuso sexual cometido por padres e membros da Igreja.

"Muitas pessoas não entenderam. Eu sabia que a minha ação poderia causar problemas, mas queria forçar uma conversa. Tudo o que eu lamentava era que as pessoas pensassem que eu não acreditava em Deus. Isso não é verdade. Sou católica de nascimento e seria a primeira à porta da igreja se o Vaticano oferecesse reconciliação sincera", disse ela, em entrevista à BBC.

A trajetória também foi marcada por diversos hiatos, quebrado a última vez pelo álbum Home (2011). Em 2018, ela se converteu ao islamismo e passou a chamar-se Shuhada’ Davitt.

A artista também faz parte de um período da cultura pop que ficou conhecido como "renascença céltica", em que a Irlanda dominou as paradas de sucesso entre os anos 1980 e 1990. Outros nomes de peso que vieram do país as bandas U2, The Cranberries e The Corrs, além da cantora new age Enya.

TUDO SOBRE

Obituários


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.