Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEPARADA DE PIQUÉ

Shakira presa? MP espanhol pede oito anos de cadeia para cantora; entenda

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Shakira está com olhar sério e faz pose em campanha de perfumes

Shakira: após anunciar separação de Gerard Piqué, cantora foi exposta em caso de dívida

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 29/7/2022 - 13h09

O Ministério Público de Barcelona, na Espanha, pediu oito anos e dois meses de prisão para Shakira, além de multa de 24 milhões de euros (cerca de R$ 125 milhões na cotação atual) por ela não pagar impostos entre 2012 e 2014. A cantora é acusada de fraudar 14,5 milhões de euros (R$ 76 milhões) e de ter escondido sua renda através de esquemas ilegais. O caso foi encaminhado à Justiça, que vai analisar se ela será ou não punida.

O caso corre na Justiça desde 2017, quando Shakira já morava na Espanha com seu então marido, Gerard Piqué. Na ocasião, ela ainda não estaria regularizada como moradora do país. Segundo os documentos, a artista teria registros de domicílio nas Bahamas, lugar apontado como "paraíso fiscal".

A denúncia indica que Shakira começou a morar na Espanha em 2012, mas a residência fiscal nas Bahamas ficou registrada até 2015. Neste ano, quando o processo veio à tona novamente, ela apresentou um recurso, negado, para o arquivamento da investigação.

Na quarta (27), Shakira rejeitou um acordo oferecido pelo Ministério e alegou que estava disposta a ir a julgamento por estar confiante de sua inocência. O Tribunal de Barcelona vai decidir se o caso de Shakira será julgado ou não. Enquanto isso, ela não será presa. A popstar já pagou a dívida dos 14,5 milhões, mas isso não a impede de ser alvo da Justiça.

O nome da voz de Hips Don’t Lie apareceu em um vazamento de milhões documentos em 2021, chamado de Pandora Papers. Um grupo de jornalistas investigativos expôs outras celebridades que teriam recorrido a paraísos fiscais, como Bahamas, para escapar de impostos dos países em que residiam.

Defesa de Shakira

A colombiana alegou que sua agenda de shows e apresentações em programas de TV provariam que ela ficou menos de 184 dias no país --mínimo para ser considerada residente. Os especialistas do caso negaram os argumentos da estrela, com posts rastreados de redes sociais, que indicariam que ela de fato era residente da Espanha.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.