Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM PORTO ALEGRE

Seu Jorge afirma ter sofrido 'ódio gratuito e grosseria racista' durante show

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Seu Jorge em frente a telão que exibe bandeira do Rio Grande do Sul, de terno e calça azuis, olha para a câmera

Seu Jorge no vídeo em que relatou ter sofrido racismo durante show realizado em Porto Alegre

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 18/10/2022 - 8h50

Seu Jorge se pronunciou sobre ataques racistas sofridos durante um show em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na última sexta (14). O cantor publicou um vídeo em suas redes sociais em que relatou o que aconteceu no local da apresentação. "O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista", disse o artista.

Os ataques aconteceram no Clube Grêmio Náutico União. Ele contou que finalizou sua apresentação no local e, quando se preparava para voltar ao palco para o bis, começou a ouvir nos bastidores gritos e ofensas.

Testemunhas relataram que havia pessoas imitando sons de macacos, vaiando, chamando o cantor de "vagabundo" e "safado" e gritando "mito" --adjetivo frequentemente associado ao presidente Jair Bolsonaro. 

"Começo a escutar muitas vaias e xingamentos, e logo, por conta disso, percebi que não seria possível voltar para fazer o famoso bis. Voltei ao palco e de maneira respeitosa agradeci a presença do público e me retirei do local do show. Eu não reconheci a cidade que eu aprendi a amar e respeitar. Não era a cidade que eu conheci. O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista", afirmou Seu Jorge. 

O cantor do tema de abertura de Travessia também chamou a atenção para o fato de não haver pessoas negras na plateia, apenas funcionários no local. Ele disse ter ouvido que os empregados foram proibidos de interagir com os artistas. "Ouvi dizer que estavam proibidos de olhar para mim ou falar comigo quando eu chegasse no local do show", relatou. 

Seu Jorge, então, se dirigiu ao seu público negro: "Estamos mais unidos do que nunca e vamos vencer essa guerra que segrega o nosso povo à miséria e à falta de oportunidades. Que mata e maltrata nosso povo, filhos, sobrinhos, primas, irmãs, irmãos, todos os dias. Estaremos na luta juntos, denunciando e combatendo todo tipo de tipificação da nossa gente, e respondendo com excelência, preparo, coragem, sabedoria e diplomacia. Nunca, jamais, nos curvaremos ao racismo e à intolerância, seja ela qual for", declarou.

A polícia civil de Porto Alegre investiga o incidente no show de Seu Jorge, por meio da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI) e do Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV). Além de depoimentos de testemunhas, vídeos do show estão sendo analisados. 

O Grêmio Náutico União emitiu nota oficial sobre o caso:

"O Grêmio Náutico União está apurando internamente os fatos ocorridos em evento realizado no dia 14 de outubro, durante apresentação do cantor Seu Jorge. Se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados. Afirmamos que o União, seguindo seu Estatuto e compromisso com associados e sociedade, repudia qualquer tipo de discriminação.

Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não-associados do Clube, considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e ao seu trabalho."

Confira o vídeo de Seu Jorge:

View this post on Instagram

A post shared by Seu Jorge (@seujorge)


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.