Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

REVOLTA

Sandra Annenberg faz alerta sobre golpe usando sua imagem e ameaça criminoso

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Sandra Annenberg está com expressão séria em dois frames de vídeo do Instagram; ela usa óculos de grau e camiseta preta

Sandra Annenberg em vídeo do Instagram; jornalista alertou seguidores sobre golpe com IA

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/9/2024 - 10h16

Sandra Annenberg apareceu revoltada nas redes sociais para denunciar um golpe explorando sua imagem e credibilidade. A jornalista explicou que estão usando a inteligência artificial para criar vídeos falsos com sua voz. Ela afirmou que já vai tomar as medidas cabíveis com auxílio da Globo e ameaçou o criminoso. "A gente vai conseguir descobrir", disparou.

A comunicadora publicou um alerta no Instagram na manhã desta terça (24). "Estou sendo vítima de uso indevido da minha imagem nas redes sociais. Adulteraram um post que fiz para o Globo Repórter e, com mau uso da inteligência artificial, colocaram outro texto com uma voz que lembra muito a minha", relatou.

"Estão usando a minha credibilidade, construída ao longo de mais de três décadas de telejornalismo, para aplicar golpes. Eu estou me sentindo ultrajada", revoltou-se.

O pior de tudo é que tem gente caindo nessa fraude, isso é muito grave, muito triste. Gente que, por acreditar em mim, acha que está vendo algo verdadeiro e cai numa propaganda enganosa. Isso é estelionato, é crime. E eu e a Globo vamos entrar com todas as medidas cabíveis.

Ela ainda pediu desculpa às pessoas que foram enganadas. "Eu sinto muito se você, que confia em mim, caiu nessa. Nós somos vítimas do mesmo criminoso. E quem está fazendo isso saiba: a gente vai conseguir descobrir [quem é]", arrematou.

Os comentários da postagem foram tomados pela indignação de outras personalidades. "Um crime", escreveu Fátima Bernardes. "Bandidos! Tem que denunciar e processar!", concordou Marcelo Cosme. "Que absurdo. Essa fraude tem de ser parada. Isso é um crime terrível", disse Edney Silvestre.

"Também estamos sofrendo com isso com relação ao Mario Sergio Cortella, e nem a Meta nem TikTok nem Google nem Linkedin nos parecem genuinamente interessados em oferecer uma solução", disparou Pedro Cortella.

Golpe conhecido

A apresentadora Ana Maria Braga também já reclamou de ser vítima do mesmo golpe. No Mais Você, a veterana alertou os fãs sobre os perigos de tais vídeos que usam inteligência artificial.

"As pessoas fazem uso da inteligência artificial para o mal. Imitam a minha voz, pegam imagens minhas, de amigos meus. Eu não faço venda de produto estético, de beleza, que faz desaparecer ruga, desaparecer gordura do dia pra noite, chá milagroso, não tomo remédio pra fazer a pele bonita. Isso não adianta. Isso não existe. Eles usam até a minha voz com inteligência artificial. Um monte de gente cai.", lamentou ela.

No início do ano, Pedro Bial chegou a acusar a Meta, empresa que administra redes sociais como Instagram e Facebook, de ser cúmplice nos golpes com inteligência artificial. O jornalista disse que a companhia dá oportunidades e ainda lucra com anúncios falsos.

A revolta do apresentador aconteceu depois que sua imagem foi utilizada em um vídeo digitalmente alterado para vender um produto contra a calvície. "Já vem há alguns meses circulando na internet um vídeo deep fake da minha pessoa anunciando um suposto produto milagroso contra a calvície. A fraude não é tão bem feita, mas é o suficiente para enganar muita gente. E não há dia que passe que não receba o alerta de amigos e conhecidos, todos revoltados com essa falsificação publicitária", disse.

Bial contou que sua equipe fez diversas denúncias à Meta, mas não tiveram qualquer resultado. "Eu também estou na Justiça contra os tais fabricantes do remédio milagroso, sigo os passos lentos dos processos jurídicos, enquanto --na internet-- a coisa só piora", acrescentou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.