Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

META

Pedro Bial acusa dona do Facebook de ser cúmplice de golpe com IA: 'É crime'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O jornalista Pedro Bial apresentando o Linha Direta

Pedro Bial à frente do Linha Direta; jornalista é alvo de golpe com imagens alteradas por I.A

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/1/2024 - 16h19
Atualizado em 17/1/2024 - 17h13

Pedro Bial acusou a Meta, empresa que administra redes sociais como Instagram e Facebook, de ser cúmplice em um golpe com inteligência artificial. O jornalista disse que a companhia dá oportunidades e ainda lucra com anúncios falsos --como um vídeo digitalmente alterado que utiliza a imagem dele para vencer um produto milagroso contra a calvície.

O apresentador se pronunciou por meio de um vídeo em seu perfil oficial do Instagram nesta quarta (17). A própria Globo já havia denunciado um esquema de anúncios falsos com artistas da casa no final de dezembro no Fantástico.

"Já vem há alguns meses circulando na internet um vídeo deep fake da minha pessoa anunciando um suposto produto milagroso contra a calvície. A fraude não é tão bem feita, mas é o suficiente para enganar muita gente. E não há dia que passe que não receba o alerta de amigos e conhecidos, todos revoltados com essa falsificação publicitária", disse.

De acordo com Bial, ele e sua equipe fizeram diversas denúncias à Meta, mas não tiveram qualquer resultado. "Eu também estou na Justiça contra os tais fabricantes do remédio milagroso, sigo os passos lentos dos processos jurídicos, enquanto --na internet-- a coisa só piora", acrescentou.

"Então, hoje, eu acuso de cumplicidade nesse crime, fraude e charlatanismo a Meta, empresa que é dona do Instagram e do Facebook", informou.

Bial ainda reforçou que, para um crime se realizar, são necessários três fatores: motivação para praticá-lo, mais os meios e oportunidades para tal.

A motivação é dos mercadores do falso remédio; e o meio e as oportunidades são oferecidas pela Meta, que ainda lucra, ganha ganha com esse golpe. Eu falo em meu nome, usando esse post como canal de defesa, mas o mesmo crime se repete com várias pessoas conhecidas.

O profissional citou o exemplo de Dráuzio Varella, que também é alvo de diversos anúncios falsos "[Ele] tem a sua imagem fraudada para que a Meta seja cúmplice em outros crimes contra a saúde pública", emendou.

"Agora vamos ver se a trilhardária Meta, de Mark Zuckerberg, vai fazer alguma coisa, se vai reparar o seu crime e compensar o estrago que faz ou se vai apagar este post denúncia. Eu acuso", finalizou Bial.

Veja o vídeo:

O que diz a Meta?

Em nota, a Meta afirmou que não permite atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros. A empresa também está "sempre aprimorando" a tecnologia para combater atividades suspeitas.

Leia a nota na íntegra:

Atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas em nossas plataformas e estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas. Também recomendamos que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.