MEMÓRIA

Crítico de cinema e autor de novela, Rubens Ewald Filho morre aos 74 anos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Crítico Rubens Ewald Filho em entrevista à TV Tribuna após receber estrela na Calçada da Fama de Santos - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Crítico Rubens Ewald Filho em entrevista à TV Tribuna após receber estrela na Calçada da Fama de Santos

REDAÇÃO - Publicado em 19/06/2019, às 18h08

O renomado crítico de cinema Rubens Ewald Filho morreu aos 74 anos na tarde desta quarta-feira (19). A informação foi confirmada ao Notícias da TV pela atriz Tuna Dwek, amiga de longa data. Ele estava internado em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Samaritano, em Higienópolis, em São Paulo.

Em 23 de maio, ele sofreu um desmaio seguido da queda de uma escada rolante. Na unidade de saúde, ele foi submetido a tratamento cardiológico e ortopédico, por causa de fraturas.

"Eu estava indo todos os dias no hospital visitá-lo e hoje eu vim para Florianópolis para gravar um filme. Assim que cheguei, por volta das 14h, recebi um telefonema da Neyde Veneziano [diretora de teatro], que me avisou da morte. Estou arrasada", lamentou Tuna à reportagem.

Nascido em Santos, no litoral paulista, em 7 de março de 1945, Rubens Ewald Filho era considerado um dos maiores especialistas em cinema do país. Assistiu a mais de 37 mil filmes ao longo de sua vida. Curiosamente, morreu na data em que é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro.

O estudioso se formou em Jornalismo pela UniSantos (Universidade Católica de Santos). Ele iniciou sua carreira como crítico de filmes no jornal A Tribuna. Como um dos mais famosos profissionais da área no país, era escalado com frequência para comentar premiações como o Oscar e o Globo de Ouro na TV, tanto na TV aberta quanto em canais pagos.

Na televisão, Edwald Filho fez trabalhos como roteirista de novelas como Gina (1978), Drácula, Uma História de Amor (1980), Iaiá Garcia (1982) e Éramos Seis (1994), adaptação do romance de Maria José Dupré (1898-1984) que ganhará uma nova versão na Globo no segundo semestre.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é o casal mais quente de A Dona do Pedaço?
Vivi e Chiclete, a princesa e o plebeu têm química demais.
62.18%
Josiane e Régis, os vilões pegam fogo quando estão juntos.
2.08%
Fabiana e Rock, ele mostra que de santinha ela não tem nada
8.68%
Qualquer um que não seja Maria da Paz e Amadeu. Casal mais sem graça!
27.06%

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook