CARLA ZAMBELLI
DIVULGAÇÃO/MANCHETE
Taís Araujo como a protagonista de Xica da Silva, um dos maiores sucesso da extinta Manchete
Carla Zambelli (PL), uma das principais aliadas de Jair Bolsonaro (PL), foi acusada de racismo por chamar a deputada Benedita da Silva (PT) de Chica da Silva (1732-1796). A parlamentar se referiu a uma das figuras históricas mais conhecidas do Brasil Colônia --já interpretada por Zezé Motta no cinema e por Taís Araujo na novela da extinta Manchete.
Chica se tornou uma das mulheres mais poderosas do período colonial por sua relação com o contratador de diamantes João Fernandes (1720-1779). Ele era um dos poucos que detinha a permissão oficial da Coroa Portuguesa para explorar as minas em Arraial do Tijuco --atualmente Diamantina, em Minas Gerais.
Chica chegou ao locall como escravizada do médico português Manuel Pires Sardinha. Ela foi alforriada após cair nas graças do contratador, com quem manteve uma relação que na época era chamada de concubinato --já que os dois não eram casados oficialmente.
Até hoje, a casa em que Chica viveu é mantida como um dos patrimônios de Diamantina. O imóvel é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ele conta ainda com uma capela de Santa Quitéria, construída a pedido da própria dona.
Zezé Motta ajudou a popularizar a história de Chica da Silva ao protagonizar o filme homônimo de Cacá Diegues em 1976. Ela também fez uma participação na novela Xica da Silva, em que o papel título ficou com Taís Araujo. A trama foi escrita por Walcyr Carrasco sob o pseudônimo de Adamo Angel.
Carla Zambelli chamou Benedita da Silva de "Chica da Silva" na terça (2) durante a Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió. Ela, posteriormente, se desculpou e disse em nota que "equivocou-se em uma transmissão ao vivo realizada em uma rede social e confundiu o nome da deputada".
"Zambelli lamenta o referido lapso, mas torna público que não houve qualquer intenção de ofensa à sua colega de Parlamento", acrescenta o comunicado.
Benedita atualmente é coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e recebeu o apoio de colegas e do seu partido.
"Nossa solidariedade e apoio a nossa grande referência e exemplo de luta, que foi chamada de Chica da Silva pela deputada bolsonarista Carla Zambelli. Benedita tem uma trajetória política exemplar, principalmente na luta do povo preto. Racistas não passarão", diz nota no perfil oficial do PT nas redes.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.