Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'INSISTI MUITO'

Por que Voltaire Porto saiu da Record? Jornalista fez pedido antes de demissão

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Voltaire Porto em seu canal no YouTube

Voltaire Porto (1975-2022) assumiu a apresentação do Puro Xucrismo após demissão da Record

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 14/12/2022 - 14h40

Encontrado morto em casa na terça (13), Voltaire Porto (1975-2022) teve uma saída conturbada da Record do Rio Grande do Sul em março. O ex-apresentador do Balanço Geral RS foi dispensado após 15 anos por lutar para que uma criação sua permanecesse no programa jornalístico. Em vídeo, ele disse que a emissora havia rejeitado o pedido.

[Atenção: este texto pode ser sensível para pessoas com depressão]

Ele quebrou o silêncio sobre o motivo da demissão em seu canal no YouTube. Em 12 de abril, o jornalista passou a apresentar o Puro Xucrismo por contra própria. Foi esse quadro que, segundo Porto, motivou sua saída da emissora.

"Agradeço à Record por todos os espaços que acabaram me oportunizando. Foram grandes momentos de realizações profissionais", afirmou ele no início da gravação, em tom sério. O programa abordava temas da cultura gaúcha e era exibido nas edições de sábado do Balanço Geral.

"Eu apresentava o Puro Xucrismo, que valoriza os símbolos gaúchos, o churrasco, o folclore, nossa música. Acabei insistindo muito, por mais de três vezes, muito provavelmente um erro da minha parte fazer essa insistência. A emissora optou por não manter o programa", revelou.

Confira abaixo o trecho:

Morte de Voltaire Porto

O corpo de Voltaire Porto foi encontrado em sua casa em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pelo sogro. A Rádio Guaíba, onde ele trabalhava, confirmou a informação na terça (13). "Lamentamos profundamente a morte do jornalista e apresentador Voltaire Porto", comunicaram.

Porto comandava o programa Bom Dia, considerado um dos mais tradicionais da grade da rádio. Nas horas que antecederam sua morte, ele cumpriu o horário de trabalho normalmente entre 5h30 e 7h com as notícias do dia. A tragédia aconteceu à noite.

No boletim de ocorrência ao qual o Notícias da TV teve acesso, o sogro descreveu que o jornalista tinha sintomas de depressão desde que foi demitido da Record. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a possibilidade dele ter tirado a própria vida.

A reportagem também ouviu colegas de trabalho de Porto, que confirmaram os problemas dele com a depressão. O comunicador foi descrito por todos como uma pessoa "do bem, leal e companheira".

Carreira de Voltaire Porto

Antes mesmo de se formar em Jornalismo em 2003, Voltaire Porto já tinha começado sua carreira na TV. Em 1998, ele apresentava o Radar, da TVE Rio Grande do Sul. Depois de uma passagem pela Rede Pampa, afiliada da RedeTV! no RS, e pela Ulbra TV, foi contratado pela Record em 2007.

Seu primeiro trabalho na emissora veio na Rádio Guaíba, que faz parte do grupo de Edir Macedo. Começou sua carreira como apresentador da emissora em seguida, passou pelo Balanço Geral e chegou ao comando da versão local do Cidade Alerta até o momento de sua demissão neste ano.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.