Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Ex-apresentador do Cidade Alerta RS, Voltaire Porto é encontrado morto

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Voltaire Porto sorri e está no estúdio do Cidade Alerta

Voltaire Porto em foto publicada nas redes sociais; jornalista foi encontrado morto em casa

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 14/12/2022 - 9h02
Atualizado em 14/12/2022 - 13h25

Voltaire Porto foi encontrado morto em casa, em Porto Alegre, na terça-feira (13). O jornalista tinha 47 anos e trabalhava na Rádio Guaíba. Ele ficou conhecido por ter apresentado o Cidade Alerta e o Balanço Geral, programas da Record, no Rio Grande do Sul.

[Atenção: este texto pode ser sensível para pessoas com depressão]

A morte foi confirmada pela Rádio Guaíba, que divulgou uma nota de pesar. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a possibilidade de o jornalista ter tirado a própria vida.

O radialista Fabiano Brasil apresentava o programa Contraponto e interrompeu uma entrevista para anunciar a morte do colega por volta das 22h20. Ele leu a nota ao vivo.

"A Rádio Guaíba lamenta profundamente a morte do jornalista e apresentador Voltaire Porto, ocorrida nesta terça-feira. Voltaire comandava o programa Bom Dia, um dos mais tradicionais da grade da emissora, entre segunda e sexta-feira, das 5h30 às 7h", disse o comunicado.

"Profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa. Os amigos e colegas se solidarizam com a família neste momento de profunda dor", afirmou.

"Uma noite triste para gente aqui na Rádio Guaíba. Uma dor terrível aqui na nossa Redação", desabafou o apresentador Fabiano Brasil, que ainda falou sobre a relação com o jornalista. Confira o vídeo:

Saída da Record

O comunicador tinha mais de 20 anos de carreira e havia sido demitido pela Record em março deste ano. Segundo o sogro de Voltaire, ele apresentava sintomas de depressão desde que deixou a emissora.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, ao qual o Notícias da TV teve acesso, Voltaire foi encontrado sem vida pelo sogro, que informou que o jornalista já tinha tentado tirar a própria vida anteriormente. O âncora deixa a mulher, Kamila Machado, com quem era casado desde 2009, e três filhos.

A edição desta quarta (14) do Balanço Geral RS começou com uma homenagem da equipe a Voltaire. Apresentador do programa, Samuel Vettori abriu a atração pouco antes do meio-dia cercado por colegas da Redação da Record e fez um pronunciamento:

Eu perdi um amigo, nós todos aqui perdemos muito mais do que um colega de trabalho. Nós perdemos um amigo. Em respeito ao pedido da família, nos posicionamos somente agora sobre a morte do Voltaire Porto, encontrado sem vida dentro de casa, na noite de ontem [13], na zona norte de Porto Alegre. Voltaire trabalhou aqui durante 15 anos, grande parte de nós viu ele crescer, casar, ter filhos e se destacar como um grande apresentador.

Alexandre Gamón, que também é apresentador da Record RS, foi outro que se manifestou na abertura do programa. "Eu perdi mais do que um colega de trabalho, eu perdi um amigo de verdade. Voltaire era generoso, estendia a mão. Se hoje eu sou apresentador é porque comecei como repórter com o Voltaire Porto", falou ele. Na sequência, a equipe aplaudiu. Assista abaixo:

Carreira de Voltaire Porto

Ele se formou em Jornalismo em 2003 pela Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), mas começou sua carreira na TV antes, em 1998, como apresentador do programa Radar, da TVE Rio Grande do Sul.

Após a graduação, passou pela Rede Pampa, afiliada da RedeTV! no RS, e pela Ulbra TV. Em 2007, foi contratado pela Record, que passou a fazer investimentos massivos na região. Inicialmente, atuava apenas na Rádio Guaíba, que é do grupo de Edir Macedo. Mas também passou a atuar na TV logo em seguida.

Até março deste ano, ele era âncora da versão local do Cidade Alerta. Sob o comando dele, o jornalístico atingiu a maior audiência da história --10 pontos de média com picos de 13, alcançada em 14 de fevereiro de 2019, durante a cobertura do julgamento do assassinato de Bernardo Boldrini, de quatro anos, em 2014. 

Em março, ele foi dispensado após 15 anos em uma reformulação na Record. No seu canal no YouTube, ele explicou a dispensa por ter insistido em fazer um quadro sobre tradições gaúchas no fim de semana.

"Aos sábados, eu apresentava o Puro Xucrismo, dentro do Balanço Geral de sábado, que valoriza os símbolos gaúchos. Insisti por várias vezes para fazer o programa, muito provavelmente um erro da minha parte. A emissora optou por não manter o programa", afirmou ele. 

Colegas de trabalho de Volteire Porto ouvidos pelo Notícias da TV só elogiaram a postura do apresentador. Todos foram unanimes ao afirmar que o comunicador era uma "pessoa do bem, leal e companheira". Mas os jornalistas também confirmaram os problemas recentes de Porto, como a luta contra a depressão.


Caso você esteja atravessando um momento difícil e precise de ajuda, procure o Centro de Valorização da Vida. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente, nos mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.