LUTO
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Laércio de Freitas caracterizado como Ataulfo em Mulheres Apaixonadas: ator morreu dormindo
Intérprete do pianista Ataulfo em Mulheres Apaixonadas (2003), o ator e maestro Laércio de Freitas morreu dormindo aos 83 anos na sexta (5). A notícia foi dada pela filha do músico, a atriz Thalma de Freitas, nas redes sociais.
"É com o coração cheio de amor que anunciamos o falecimento do maestro Laércio de Freitas. Papai fez sua passagem hoje à tarde, dormindo na paz de Deus", escreveu Thalma no Instagram.
"Vivas à vida deste ser de luz e amor, que fez contribuições inestimáveis para a arte e cultura do Brasil, fez grandes amigos por onde passou e amou com todo o coração todos os dias de sua vida", completou a cantora.
Vários famosos deixaram mensagens carinhosas para a intérprete de Zilda em Laços de Família (2000) nos comentários do post. "Meus sentimentos. Que nosso mestre e maestro, seu lindo pai, seja recebido com grandeza e paz no Orum. Lamento muito, que a família supere com o maior dos amores essa perda. Fica meu abraço apertado para você, querida. Se precisar de algo estarei aqui. Beijo no coração", escreveu Bukassa Kabengele.
"Meus sentimentos, Thalma. Força para todos e muita luz no caminho do seu pai", desejou Guta Stresser. "Maestro, mestre e gigante, Laércio de Freitas o nosso Tio. Thalma, muito amor e força nesse momento, meu abraço e sentimentos a Piki, você , e a Tricia e toda família", comentou Wilson Simoninha.
Segundo o G1, o artista estava internado com uma infecção nos rins desde o final de junho no Hospital da Universidade de São Paulo. O corpo de Laércio de Freitas será velado e cremado neste sábado (6), no cemitério da Vila Alpina, em São Paulo.
Conhecido pelos amigos como Tio, ele era considerado um dos maiores pianistas do país. Teve influência importante na bossa nova, no choro, no jazz e na música moderna brasileira. Trabalhou com artistas como Elza Soares (1930-2022), Erasmo Carlos (1941-2022), Emílio Santiago (1946-2013), Maria Bethânia e Marcos Valle.
Freitas nasceu em Campinas, no interior de São Paulo. Formado pelo Conservatório Carlos Gomes, ele começou a carreira na música no início dos anos 1960.
O músico se apresentou em países da Europa e da Ásia e, depois, entrou para o Tamba Trio --que acompanhava artistas da bossa nova. Lançou o primeiro disco em 1972, intitulado Laércio de Freitas e o Som Roceiro. Também gravou o LP São Paulo no Balanço do Choro.
A partir de 1982, ele começou a se dedicar à regência. Esteve na Orquestra Tabajara, uma das mais tradicionais do país, e do projeto Um Piano ao Cair da Tarde, da rádio Eldorado.
Atuou na novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, interpretando o músico Ataulfo Rodrigues. O personagem era casado com Pérola (Elisa Lucinda) e tocava na banda de Téo (Tony Ramos) no fictício Nick Bar. Freitas também participou de Viver a Vida (2009) como Oswaldo Toledo.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.