Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Pianista de Mulheres Apaixonadas, ator Laércio de Freitas morre aos 83 anos

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Laércio de Freitas sorri e usa uma boina

Laércio de Freitas caracterizado como Ataulfo em Mulheres Apaixonadas: ator morreu dormindo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/7/2024 - 8h21

Intérprete do pianista Ataulfo em Mulheres Apaixonadas (2003), o ator e maestro Laércio de Freitas morreu dormindo aos 83 anos na sexta (5). A notícia foi dada pela filha do músico, a atriz Thalma de Freitas, nas redes sociais.

"É com o coração cheio de amor que anunciamos o falecimento do maestro Laércio de Freitas. Papai fez sua passagem hoje à tarde, dormindo na paz de Deus", escreveu Thalma no Instagram.

"Vivas à vida deste ser de luz e amor, que fez contribuições inestimáveis para a arte e cultura do Brasil, fez grandes amigos por onde passou e amou com todo o coração todos os dias de sua vida", completou a cantora.

Vários famosos deixaram mensagens carinhosas para a intérprete de Zilda em Laços de Família (2000) nos comentários do post. "Meus sentimentos. Que nosso mestre e maestro, seu lindo pai, seja recebido com grandeza e paz no Orum. Lamento muito, que a família supere com o maior dos amores essa perda. Fica meu abraço apertado para você, querida. Se precisar de algo estarei aqui. Beijo no coração", escreveu Bukassa Kabengele.

"Meus sentimentos, Thalma. Força para todos e muita luz no caminho do seu pai", desejou Guta Stresser. "Maestro, mestre e gigante, Laércio de Freitas o nosso Tio. Thalma, muito amor e força nesse momento, meu abraço e sentimentos a Piki, você , e a Tricia e toda família", comentou Wilson Simoninha.

Segundo o G1, o artista estava internado com uma infecção nos rins desde o final de junho no Hospital da Universidade de São Paulo. O corpo de Laércio de Freitas será velado e cremado neste sábado (6), no cemitério da Vila Alpina, em São Paulo.

Vida e carreira

Conhecido pelos amigos como Tio, ele era considerado um dos maiores pianistas do país. Teve influência importante na bossa nova, no choro, no jazz e na música moderna brasileira. Trabalhou com artistas como Elza Soares (1930-2022), Erasmo Carlos (1941-2022), Emílio Santiago (1946-2013), Maria Bethânia e Marcos Valle.

Freitas nasceu em Campinas, no interior de São Paulo. Formado pelo Conservatório Carlos Gomes, ele começou a carreira na música no início dos anos 1960.

O músico se apresentou em países da Europa e da Ásia e, depois, entrou para o Tamba Trio --que acompanhava artistas da bossa nova. Lançou o primeiro disco em 1972, intitulado Laércio de Freitas e o Som Roceiro. Também gravou o LP São Paulo no Balanço do Choro.

A partir de 1982, ele começou a se dedicar à regência. Esteve na Orquestra Tabajara, uma das mais tradicionais do país, e do projeto Um Piano ao Cair da Tarde, da rádio Eldorado.

Atuou na novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, interpretando o músico Ataulfo Rodrigues. O personagem era casado com Pérola (Elisa Lucinda) e tocava na banda de Téo (Tony Ramos) no fictício Nick Bar. Freitas também participou de Viver a Vida (2009) como Oswaldo Toledo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.