Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ATRIZ E JORNALISTA

Neta de Nicette Bruno e Paulo Goulart sofre por falta de trabalho: 'Sem emprego fixo'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Nicette Bruno (1933-2020) e Vanessa Goulartt em foto de arquivo

Nicette Bruno (1933-2020) e Vanessa Goulartt em foto de arquivo; atriz busca oportunidade

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 6/11/2021 - 6h40

Atriz e jornalista, Vanessa Goulartt, neta de Nicette Bruno (1933-2020) e Paulo Goulart (1933-2014), está em busca de oportunidades para complementar a renda. A profissional de 46 anos é filha de Bárbara Bruno e se deparou com a sofrida realidade na procura por trabalho. Segundo ela, o mercado é cruel com mulheres acima dos 40.

"Você, com mais de 40 anos e sem emprego fixo, assim como eu, tem mandado currículos, assim como eu? Vocês não têm recebido respostas, assim como eu? Não é coincidência. Simplesmente, profissionais com mais de 40 não são considerados. Vivemos num limbo profissional e pouco, ou nada, se fala nisso", desabafou em suas redes sociais na semana passada.

Em seu texto, ela sugeriu a discussão sobre uma nova política de cotas para oferecer mais chances aos que enfrentam dificuldades por causa da idade. "Por que não cotas para profissionais acima dos 40 anos?", questionou.

Vanessa Goulartt e Bárbara Bruno: família de atores (Foto: Reprodução/Instagram)

Vanessa Goulartt com a mãe, Bárbara Bruno: família de atores (Foto: Reprodução/Instagram)

Herdeira da família Goulart, Vanessa cresceu no meio artístico e também é atriz. Na televisão, já atuou em novelas como Cidadão Brasileiro (2006), na Record, Maria Esperança (2007), no SBT, e na minissérie Dercy de Verdade (2012), na Globo.

Formada em Jornalismo, ela comanda o programa Dezpradronizada, na Rádio Vibe Mundial, em São Paulo. No entanto, quer mais e saiu em busca de novas possibilidades na comunicação.

"Esse programa vai fazer quatro anos no ar. Tenho um apoiador e vivo disso. Mas gostaria de ter outra coisa. No começo do ano, comecei a distribuir currículos, pois sou jornalista e assessora de imprensa, senti isso [a dificuldade]. Quis aumentar minha renda, pois me mudei para uma casa [na Granja Viana, em São Paulo] e estou correndo atrás de outras coisas", conta ao Notícias da TV.

"Já trabalhei na Folha de S.Paulo e em vários outros lugares e não tive essa dificuldade de agora. É uma coisa que não se fala. As pessoas que têm mais de 40 anos mandam currículos e não são chamadas [para entrevistas]. Muitas vezes, o currículo nem é avaliado quando se vê a idade. Nem chegam a ler a experiência das pessoas. É uma invisibilidade cruel e triste", lamenta.

reprodução/instagram

Paulo Goulart Filho, Bárbara, Vanessa, Nicette e Paulo Goulart

Paulo Filho, Bárbara, Vanessa, Nicette e Paulo Goulart

Instabilidade como atriz

Após meses nessa realidade, ela foi às redes e viu seu desabafo repercutir. "Muitas pessoas estão falando comigo e querendo discutir essa pauta das cotas. Estou achando ótimo porque está se jogando uma luz nessa questão, que se prova mais do que necessária", defende.

Vanessa quer oportunidades na profissão que considera sua vocação, a de jornalista. Fora da televisão desde 2012, ela não lamenta a falta de convites como atriz. Rodeada de atores na família, diz que entendeu há muito tempo a instabilidade no ofício.

"Amo ser atriz. Comecei quando criança, mas nunca foi minha maior fonte de renda. Sempre tratei como hobby. Consegui viver disso durante três anos da minha vida, quando emendei a Record com o SBT. Mas depois, você tem essa defasagem, porque a carreira é assim. São poucos os que conseguem se manter financeiramente na área", analisa.

"A questão na área artística é a instabilidade. Não é à toa que você vê pessoas chorando na televisão: 'Não tenho trabalho'. Ué, mas você não sabia que a profissão é assim? Tenta fazer outras coisas. É uma carreira profissional? É, mas que não seja sua fonte de renda principal. Eu sempre tive essa visão. Sempre coloquei o lado atriz como profissão, claro. Mas não é minha principal fonte de renda. O que entra como atriz é um plus", admite.

Sobrinha de Beth Goulart e Paulo Goulart Filho, a artista entrega que costuma sondar os parentes famosos sobre novos trabalhos. "A gente troca [informações]. Mas além do habitual, não tem nenhuma vantagem em relação a isso. Estou sempre falando e trocando ideias. Mas não é garantia de nada."

Veja publicação de Vanessa Goulartt:

Confira o programa Dezpadronizada comandado por Vanessa Goulartt:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.