Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DINASTIA

'Nepotismo' é a palavra do ano na TV brasileira; veja cinco 'DNAs da audiência'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem com fotos dos seguintes famosos: Fiuk, Preta Gil, Zé Felipe e Wanessa Camarg

Fiuk, Preta Gil, Zé Felipe e Wanessa Camargo: herdeiros que seguiram caminho dos pais

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 30/12/2023 - 14h00

O termo nepotismo não estava tão em alta no Brasil desde que José Linhares (1986-1957) ocupou a presidência do Brasil durante três meses entre 1945 e 1946. O magistrado virou até piada por ter empregado diversos parentes --os "numerosos" Linhares-- na máquina pública. Uma prática questionável na política, mas nem tão polêmica no mundo da arte.

A revista New York, inclusive, ganhou as redes sociais ao publicar um dossiê sobre os "nepobabies" (bebês do nepotismo, em inglês) em Hollywood. Uma parte do público, aliás, ficou chocada ao descobrir que alguns dos principais nomes do cinema americano nasceram em berço de ouro --como Angelina Jolie, que é filha do também ator Jon Voight.

Até Luciano Huck recentemente recorreu ao "nepobabies" no Domingão em 2023. João Silva e João Augusto --filhos, respectivamente, de Fausto Silva e Gugu Liberato (1959-2019)-- se enfrentaram na Batalha do Lipsync.

O primeiro João, inclusive, até ganhou o próprio programa na Band após a saída de Faustão, o qual estuda voltar para a TV após se recuperar de um transplante do coração.

Em uma visita ao Programa Silvio Santos, João Augusto também revelou que quer seguir exatamente os passos do pai famoso.

Veja alguns nepobabies do Brasil:

Os Montenegro

Fernanda Torres herdou o DNA de ninguém menos que Fernanda Montenegro e Fernando Torres (1927-2008). Ela até enfrentou críticas durante a sua passagem pelas novelas, sobretudo no remake de Selva de Pedra (1986), mas se consagrou na comédia.

Joaquim Waddington, filho dela com Andrucha Waddington, mantém a família dentro da arte. As três gerações já atuaram juntas no especial de Natal Gilda, Lúcia e o Bode (2020).

Os Leonardo, os Camargo e os Xororó

Um dos primeiros filhos de Leonardo a seguir carreira artística foi Pedro Leonardo, que chegou a trocar a música pela televisão após um grave acidente. Zé Felipe ampliou os negócios familiares, trazendo a influenciadora Virgínia Fonseca para dentro da dinastia –a qual ainda conta com o cantor e ator João Guilherme Ávila.

Zezé Di Camargo rivaliza com Leonardo pelo título de "Kardashians do Sertanejo". Wanessa Camargo enfrentou desconfiança ao seguir a mesma carreira do pai; Camilla Camargo optou pela atuação.

Sandy Leah e Junior Lima não só puxaram o DNA do pai, Xororó, como ainda contam com o tio famoso para pedir alguns conselhos sobre a carreira –Chitãozinho.

Os Gil

As contribuições de Gilberto Gil para o mercado cultural vão muito além de discos e turnês bem-sucedidas. Bela Gil não só chamou a atenção fazendo churrasco de melancia, mas também entrou para o Saia Justa. Preta Gil aceitou uma boa grana para protagonizar a saga Os Mutantes (2008-2009), mas já era conhecia por aí por Sinais de Fogo.

Francisco Gil, filho de Preta, se juntou ao tio José e ao primo João para formar a banda com o sugestivo nome de Gilsons. Ele, vale ressaltar, é um "nepobabie" por ambos os lados --herdeiro também do ator Otávio Müller.

Os Falcão

Clarice Falcão ficou conhecida pelos vídeos virais de Porta dos Fundos antes de partir para carreira solo --seja com músicas cheias de ironia ou propondo ser a oposição mais afrontosa que o país já viu. Ela é filha do diretor João Falcão com a escritora Adriana Falcão.

Os Júnior

Fábio Jr. já contou que não esperava que a canção Pai fizesse tanto sucesso, dando créditos a Janete Clair (1925-1983) por tê-la escolhido como tema da novela Pai Herói (1979). Hoje, ele chora sempre que os filhos --Fiuk e Cleo-- chegam de surpresa em um show ou em um programa entoando a canção para homenageá-lo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.