Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MAITÊ PROENÇA

Musa da Globo, atriz admite ter sido usuária de drogas: 'Não me arrependo'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Maitê Proença em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, com expressão séria, estante e quadro ao fundo

Maitê Proença em vídeo publicado em seu perfil no Instagram; atriz revelou uso de drogas

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/5/2023 - 6h20

Uma das atrizes mais importantes de sua geração, Maitê Proença viveu momentos difíceis em sua vida pessoal. A atriz enfrentou casos de violência na família e chegou a afirmar que foi usuária de diversos tipos de drogas. "Não me arrependo de nada", afirmou. 

Maitê nasceu em São Paulo, em 1958, e foi criada em Campinas. Aos 12 anos, viveu uma tragédia familiar: com ciúme, o pai da atriz matou a mãe dela a facadas. Ela também teve de lidar com os suicídios do próprio pai e do irmão. 

Na juventude, Maitê sofreu com ansiedade e depressão e já declarou em entrevistas que foi usuária de várias drogas, como cigarro, cocaína, maconha, chás alucinógenos e cogumelos. No entanto, ela afirmou que as substâncias não lhe tornaram dependente química. 

"Não me arrependo de nada, mas acho que tive sorte porque outros pararam ali e ficaram. Eu consegui sair. Consumi diversas drogas em várias épocas e desde cedo. A primeira vez que fumei maconha foi aos 14 anos. Era haxixe, na verdade. Não senti nada", declarou em entrevista à IstoÉ Gente em 1999. 

Ela continuou: "Acho que, num período da minha vida, já no Rio, bebi demais. Eu perdi um pouco a medida do álcool, uma bebida que não consideram droga, mas é uma das mais perigosas porque é liberada. Admito que pisei na bola com bebidas. É uma droga que tenho que tomar cuidado". 

Em depoimento à revista Quem, em 2014, Maitê ainda comentou que as drogas a ajudaram na questão da expansão da mente e da busca por conhecimento. A atriz contou que algumas substâncias lhe pouparam anos de terapia. 

"Se a droga for usada de maneira boa --não sei se a palavra é essa--, ela amplia sua visão, troca sinapses e desfaz condicionamentos. A droga bem usada resume dez anos de análise. Isso me aconteceu, não estou falando irresponsavelmente. Eu era uma e virei outra. Desfiz traumas de 30 anos em uma noite. Virei outra coisa. Aquela dor desmoronou, virou nada, com uma só compreensão. O que eu fiz em seguida foi elaborar o entendimento. Larguei todas as drogas que usei sem qualquer sofrimento", concluiu.

TUDO SOBRE

Maitê Proença


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.