LUTO
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Ilya São Paulo como o doutor Pelópidas em Gabriela (2012); ele foi encontrado morto em casa
Ilya São Paulo, conhecido pelo papel de Jerônimo no remake de Irmãos Coragem (1995), morreu nesta terça (31), aos 59 anos. Ele foi encontrado já sem vida pela mulher, Claudia Provedel, em seu apartamento no Rio de Janeiro. Ele tinha acabado de passar por uma longa internação no Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul da capital fluminense, para tratar um grave ferimento no ombro.
A informação foi confirmada por Anselmo Vasconcellos. "O ator Ilya São Paulo faleceu hoje. Foi meu aluno na Martins Penna, onde conheceu a atriz Claudia Provedel, com quem casou e teve uma linda filha. Ela cuidou dele com amor e companheirismo. Acompanhei todos esses anos, desde a escola, essa união", escreveu o ator no Facebook.
"Ajudei como pude suas dificuldades. Estou muito emocionado com tudo, com as histórias de vida e seus fins. É triste", completou o veterano, que recentemente esteve no elenco de Cara e Coragem (2022).
Ilya era filho do cineasta Olney São Paulo (1936-1978) e irmão do também ator Irving São Paulo (1964-2006), que atuou em tramas como A Viagem (1994) e Por Amor (1997). Além da mulher, Cláudia, ele também deixa uma filha. O artista ainda foi casado com a atriz Patrícia França.
O intérprete começou a carreira na televisão como o Robles de Perigosas Peruas (1992) até ganhar o primeiro papel de protagonista em Irmãos Coragem (1995). Ele fazia parte do trio que dava nome à trama ao lado de Marcos Palmeira (João) e Eduardo (Marcos Winter). O último trabalho dele foi como o Juarez em Amor de Mãe (2020).
Veja a publicação de Anselmo Vasconcelos:
Ilya Flaherty Santana São Paulo nasceu em Feira de Santana e, junto com o irmão Irving, mostrou talento para as artes desde cedo. Os dois chegaram a montar uma banda na adolescência antes de se aventurarem pelo cinema, teatro e televisão. Além de ator, ele também foi diretor no teatro e no cinema.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.