LUTO
Divulgação/CBS
Bob Newhart como o professor Próton de Big Bang Theory; papel lhe rendeu um Emmy
Morreu nesta quinta (18), aos 94 anos, o ator Bob Newhart, ícone da comédia norte-americana. Ele foi o astro das séries The Bob Newhart Show (1972-1978) e Newhart (1982-1990), dois clássicos da televisão. No Brasil, ficou conhecido por sua atuação no filme Um Duende em Nova York (2003) e pelas participações que fez em The Big Bang Theory (2007-2019).
Na comédia sobre nerds, Newhart interpretou o ator Arthur Jeffries, que dava vida ao professor Próton em um programa televisivo durante a infância de Sheldon (Jim Parsons) e que fez o gênio se apaixonar pela ciência. Ele apareceu em seis episódios de cinco temporadas diferentes.
Big Bang Theory ainda rendeu o Emmy de melhor ator convidado para Newhart em 2013. Foi sua única vitória em nove indicações ao prêmio máximo da TV. Além de sua força em papéis cômicos, o astro também foi lembrado pela Academia de Televisão por um raro papel dramático em 2004, quando concorreu a uma estatueta por Plantão Médico (1994-2009).
Sem nenhum parente na indústria do entretenimento --sua mãe era dona de casa; seu pai, um encanador--, Newhart começou sua carreira artística gravando discos de comédia. Ele entrou para história em 1960 ao assumir o topo da parada da Billboard com um álbum de humor --o posto de mais vendido é comumente ocupado por gravações musicais.
O disco The Button-Down Mind of Bob Newhart fez tanto sucesso que ainda lhe rendeu dois prêmios Grammy, de álbum do ano e de artista revelação --mais uma vez, feitos tradicionalmente concedidos a músicos. Ele também levou o gramofone de ouro de melhor gravação de comédia.
Com a aclamação da crítica, não demorou para ele migrar para a televisão. Primeiro, com um programa de variedades, The Bob Newhart Show (1961-1962), da rede NBC, que fracassou e durou apenas uma temporada.
Uma década depois, ele voltou com uma atração homônima, mas com um formato totalmente diferente, e na CBS. Como astro da série The Bob Newhart Show, ele caiu nas graças do público norte-americano na pele do psicólogo Bob Hartley, que mandava a real para seus pacientes.
Em 1982, o ator retornou para a CBS à frente de Newhart, na qual vivia Dick Loudon, um autor bem-sucedido que se mudava para uma cidadezinha em Vermont para assumir o controle de uma hospedagem humilde.
No cinema, Bob Newhart foi a voz original de Bernardo nas animações da Disney Bernardo e Bianca (1977) e sua continuação, Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (1990). Ele também apareceu nas comédias Será que Ele É? (1997), Legalmente Loira 2 (2003) e Quero Matar Meu Chefe (2011).
Ele deixa quatro filhos, Jennifer, Courtney, Timothy e Robert, e muitos netos. Sua mulher, Virginia Quinn Newhart, morreu no ano passado --os dois foram casados durante 60 anos.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.