LUTO
REPRODUÇÃO/TV BRASIL
Lúcia Leme em especial do Sem Censura transmitido em 2017; apresentadora morreu nesta segunda (8)
Lúcia Leme, que apresentou o programa Sem Censura entre 1986 e 1996 na TV Brasil (na época chamada TVE), morreu na madrugada desta segunda-feira (8), no Rio de Janeiro. A jornalista, que completaria 83 anos nesta terça (9), estava em tratamento contra um câncer no pulmão.
A carreira de Lúcia nos meios de comunicação começou nos anos 1970, quando conseguiu uma vaga de estagiária na extinta TV Tupi (1950-1980). Depois, ingressou no jornalismo impresso a convite do ex-senador Artur da Távola (1936-2008), que tinha uma coluna sobre televisão no jornal O Globo.
Ela também trabalhou na Editora Bloch como colaboradora de revistas que marcaram época, como Manchete, Fatos e Fotos, Amiga, Ele & Ela. No rádio, Lúcia teve passagens por Manchete, Roquette Pinto e MEC.
O trabalho mais marcante da jornalista na televisão foi como apresentadora do Sem Censura. Ela conseguiu tornar o programa da então TVE Brasil relevante, com entrevistados como Xuxa Meneghel, Berta Loran, William Bonner, Tony Ramos e nomes que já estavam em evidência entre 1986 e 1996.
Assista um especial, que foi exibido pela TV Brasil em 2017, em que a jornalista comenta sobre o trabalho à frente do programa:
Também na TVE, Lúcia comandou programas como Intervalo e Espaço Público. Nos últimos anos, ela trabalhava como "apresentadora autônoma" e produzia conteúdos para internet, rádios digitais e portais.
De acordo com o jornal O Globo, o corpo de Lúcia Leme será sepultado nesta segunda (8), às 16h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Ela deixa quatro filhos e dois netos.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.