Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Mariana Xavier desabafa por sempre fazer papéis de gordas: 'Tenho conteúdo além'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Mariana Xavier como Tamara, do filme Doce Família

Mariana Xavier como Tamara, do filme Doce Família: é sua primeira protagonista no cinema

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 28/5/2022 - 6h35

Mariana Xavier interpretará sua primeira protagonista no cinema no filme Doce Família, ainda sem previsão de estreia. Na pele da confeiteira Tamara, ela enfrentará dietas para emagrecer e se casar após sofrer reprovação da família. A atriz está quase sempre envolvida em trabalhos com esse tipo de abordagem sobre o corpo gordo e, mesmo que o longa-metragem seja um diferencial na carreira, ela ainda se incomoda.

"Vou seguir abordando pressão estética e gordofobia através das minhas personagens e até do compartilhamento das minhas vivências pessoais porque é um assunto relevante e que faz muita gente sofrer. Eu sinto que faz parte do meu papel social ampliar o debate sobre essas questões. Eu só não quero ficar restrita a elas. Eu tenho conteúdo para muito além do assunto corpo", desabafa em entrevista ao Notícias da TV.

Os últimos papéis de Mariana fugiram da abordagem do corpo e exploraram mais os dramas das personagens Claudete e Abigail, das novelas I Love Paraisópolis (2015) e A Força do Querer (2017), e Sara, do filme Medida Provisória (2022).

"A gente está evoluindo para ir além desses papéis. Hoje, graças a muito trabalho dentro e fora de cena, já faço publicidade para produtos fora do nicho 'plus size', consigo ser vista como uma mulher, uma atriz, sabe? Gorda é só uma das minhas características. É uma palavra que me descreve, mas não me define", afirma.

Quando você tem um corpo fora do padrão, no meu caso, um corpo gordo, quase sempre as personagens estão de alguma forma vinculadas a essa questão. Tenho conseguido, de britadeira, abrir espaços fora também desse nicho.

Gordos não são chacota

A intérprete de Marcelina, da trilogia de filmes Minha Mãe É Uma Peça (2013-2019), não menospreza seus trabalhos na comédia, mas critica os roteiros por colocarem as gordas em posições de alívio cômico e chacota, como se não pudessem ser mulheres sensuais, com desejos sexuais e decididas.

"Vivemos uma época em que as personagens gordas estavam sempre no lugar de ser a chacota, o alívio cômico, a gorda assexuada ou a gorda que vai se apaixonar pelo cara padrão e vai ser rejeitada", reflete.

Em Doce Família, Mariana viverá Tamara, uma confeiteira bem-sucedida que se casará com Beto (Gabriel Godoy). Para usar o vestido de noiva de sua mãe, Verônica (Maria Padilha), dona de uma empresa de emagrecimento, ela iniciará uma dieta radical com a ajuda das irmãs Babi (Viih Tube) e Alê (Karina Ramil). A obra é inspirada no filme mexicano Dulce Familia.

"Embora a gente esteja falando de um filme de comédia cujo principal tema é o padrão de beleza, o quanto uma pessoa consegue ser livre sendo quem ela é numa sociedade como a nossa, que pressiona as mulheres pra caberem no vestido de noiva, a Tamara tem um lugar muito importante de alguém que vai falar de situações que muitas mulheres passam", descreve.

A família muitas vezes é o primeiro lugar de uma pressão estética e preconceito em relação a corpos diferentes. Vamos tratar tudo isso com muita leveza. Mas a Tamara também vai ter seus momentos catárticos, que é de botar pra fora as indignações que estão presas na garganta de um monte de outras pessoas que passam pelo que ela passa todos os dias.

TUDO SOBRE

Mariana Xavier


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.