Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'NÃO IMITO'

Maria Rita pede fim de ataques e exalta Elis Regina: 'Incomparável'

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Com um vestido Rosa, Maria Rita olha para frente e coloca as mãos na cintura

Maria Rita participa do Melhores do Ano, do Domingão do Huck, exibido em 2 de janeiro de 2022

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/1/2022 - 23h12
Atualizado em 12/1/2022 - 23h43

Antes mesmo de lançar seu álbum de estreia, em 2003, Maria Rita já sofria com as comparações com Elis Regina (1945-1982). Levou nove anos e quatro discos para ela encarar o desafio de cantar o repertório da mãe. Lançado em 2012, Redescobrir é uma homenagem à cantora gaúcha. Passados dez anos, Maria Rita desabafou nesta quarta-feira (12) sobre as constantes críticas sobre sua carreira artística.

"Acho curioso quando dizem que têm ranço de mim porque eu dizia que não gostaria que me comparassem à minha mãe (no início da minha carreira), mas gravei um disco/DVD em homenagem a ela (dez anos depois). Não querer que me comparem tinha --e tem-- dois principais motivos: 1. Ser eu, ser livre para cometer meus erros e ter minhas conquistas, escrever uma história distinta à dela. 2. Ninguém se compara à incomparável. Ninguém", escreveu Maria Rita, em seu perfil no Twitter.

A cantora disse ainda que repudia a estratégia de exaltar a mãe para atacá-la. "Faz isso não. É feio. Ninguém gostaria de passar por isso --principalmente uma mãe. A não ser que a mãe fosse meio psicopata, que definitivamente não era o caso de minha mãe. Me deixa."

"E sim: minha voz é mais grave e mais 'suave'. Eu sou alto/contralto, minha mãe [era] alto/soprano. Vale dar uma estudada para entender que, por causa disso, nossas extensões são diferentes. (Mas tem maestro que diz que minha extensão é incrível...). Para além disso: não, nossas interpretações não são iguais. E sim: as dela são e sempre serão infinitamente melhores --do que de quaisquer cantoras. Não só euzinha aqui. Né?", desabafou a artista.

O fato de Maria Rita ser filha de Elis Regina sempre potencializou as expectativas do público. Ao longo da carreira, a cantora sofreu ataques de fãs fanáticos da mãe, com insinuações de que ela estaria imitando a voz da Pimentinha. Na mensagem desta quarta, ela retomou o assunto e lembrou que cresceu sem a figura materna.

E não: eu não a imito. 1. Eu não lembro de minha mãe. Zero. Zero lembrança. 2. Eu não cresci com YouTube. Não tinham documentários. Então não a imito. 3. Quando eu subo num palco, eu só penso naquele momento, em sobreviver. Foco na canção. Não penso nela. E nem em ninguém.

A cantora ressaltou que não quer ser igual à mãe: "Só quero buscar alguma paz dentro desse cenário onde a Elis é de todos, mas a mãe é minha. Aliviem, vai. Já tenho 20 anos de carreira, oito Grammys, sei lá quantas turnês pelo país e pelo mundo... Mas se quisesse: minha mãe era foda! E eu estaria bem no meu direito de me inspirar nessa mulher incrível... Meu direito e minha honra. Esse legado dela é o maior presente que ela me deixou".

"E prestenção (sic): amadurece aí, porque minha mãe não merece esse nhenhenhém, não --e honestamente, nem eu. Nossa história, a minha e a dela, é tão mais maneira que isso... Ela me amava loucamente, quase pirou quando eu nasci, dizia que eu era a companheira dela... Amor de mãe!. E eu acho que eu canto para caralho! Mas não chego aos pés de dona Elis. Mas e quem chega?", encerrou Maria Rita.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.