NA TIREÓIDE
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Lexa em entrevista ao podcast PodPeople; cantora descobriu que vive com tireodite de Hashimoto
Lexa deu mais detalhes na noite desta segunda (11) sobre ter sido diagnosticada com uma doença autoimune --a tireoidite de Hashimoto. A cantora, que recentemente reatou o casamento com MC Guimê, explicou que um dos sintomas são os apagões de memória. "Percebi algumas coisas, mas o esquecimento era o pior de todos", contou.
A artista explicou como descobriu a condição em entrevista à psiquiatra Ana Beatriz Barbosa no podcast PodPeople. "Fui fazer os exames que a minha ginecologista pediu. E aí eu descobri que tenho a tireoidite de hashimoto. A minha memória é meio curta, tenho esquecimentos o tempo inteiro", disse.
"Quando recebi o diagnóstico, fiquei muito triste. Ninguém quer ter uma doença autoimune", contou ela, que sentiu outros sintomas como cansaço, lentidão de raciocínio e dificuldade para perder peso.
"E aí as pessoas ficavam me criticando na internet: 'Ela fez harmonização facial'. Não, gente. Eu tenho uma doença autoimune", acrescentou ela.
Segundo Lexa, ela quis falar abertamente sobre o seu estado de saúde como forma de alerta:
Às vezes eu estava em uma linha de raciocínio e eu esquecia, pedia para alguém me lembrar. Eu falei assim: 'agora preciso falar sobre isso pois muitas mulheres tem e não sabem. Às vezes estão em quadros depressivos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a tireoidite de Hashimoto é caracterizada pelo ataque do sistema imunológico às células da tireóide. Trata-se de uma glândula que fica na altura do pescoço, responsável pela produção de diversos hormônios.
Além da perda de memória e da retenção de líquido, outros sintomas são cansaço excessivo, cabelo e unhas mais fracos e dores musculares. Algumas pessoas também apresentam depressão.
O tratamento é feito a partir da reposição de hormônios para atenuar os efeitos, podendo se prolongar pela vida toda. Em alguns casos, o médico pode indicar a tireoidectomia [retirada cirúrgica da tireóide].
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Lexa
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.