CASO ENVOLVE O AFILHADO

Leão Lobo acusa motorista da Uber de racismo: 'Muito triste, lamentável'

DIVULGAÇÃO/SBT

Leão Lobo, apresentador do Fofocalizando, denunciou caso de preconceito contra amigo negro de seu afilhado - DIVULGAÇÃO/SBT

Leão Lobo, apresentador do Fofocalizando, denunciou caso de preconceito contra amigo negro de seu afilhado

VINÍCIUS ANDRADE - Publicado em 08/01/2019, às 14h52

O apresentador do Fofocalizando, Leão Lobo, acusou um motorista da Uber de racismo por ter se recusado a fazer uma viagem com o seu afilhado Matheus, de 14 anos, e um amigo negro, de 13. De acordo com o funcionário do SBT, o condutor chegou até a porta do shopping Higienópolis, em São Paulo, onde iniciaria a viagem, e não permitiu que os garotos entrassem no veículo "porque ele iria ser assaltado". "Muito triste, lamentável", disse o artista sobre o caso. 

Em nota enviada ao Notícias da TV, a Uber afirma que leva "esse tipo de denúncia muito a sério", mas não falou quais medidas serão tomadas no caso relatado por Leão Lobo em vídeo publicado no Instagram na segunda (7). 

O pedido pelo carro foi feito pela conta da filha adotiva de Leão, Ana Beatriz Lobo, no aplicativo de transporte. Na mensagem enviada ao motorista, ela explicou: "Quem irá pegar o carro é meu irmão, Matheus. Ele está com um amiguinho. Obrigada". Matheus é afilhado do apresentador e irmão de Ana Beatriz. Os três moram juntos. 

Minutos depois, ao ser informada de que o motorista não faria a viagem, ela explicou que os garotos estavam no cinema. "Moço, muito preconceituoso você. Vou te denunciar! Só porque o amigo do meu irmão é negro. Isso é muito feio!", escreveu para o profissional da Uber, que havia pedido que ela cancelasse a viagem. "Cancela você. Eu não vou cancelar!", respondeu ela.

No vídeo, Leão Lobo deu mais detalhes sobre o ocorrido. Segundo o apresentador, o motorista estava chamando a polícia por medo de ser assaltado. Ao chegar lá com a sua filha para resolver o caso, o artista do SBT questionou o condutor. "Por que o senhor não quis levá-los?", teria perguntado Leão. "Por questão de segurança, é um direito que eu tenho", teria afirmado o condutor da Uber. 

"Ou seja, é um crime de preconceito racial. Se os meninos não fizeram nada, não atacaram ele, por que ele não quis levá-los? É uma coisa absurda!", afirmou Leão Lobo no vídeo.

O apresentador disse que faria um boletim de ocorrência, mas foi informado na delegacia que um processo judicial seria melhor nesse caso. De acordo com a sua assessoria de imprensa, agora ele estuda levar a Uber à Justiça.  

Assista ao vídeo completo gravado por Leão Lobo: 

Outro lado
Leia o posicionamento da Uber em nota enviada à reportagem: "Levamos esse tipo denúncia muito a sério. A Uber tem uma política de tolerância zero a qualquer forma de discriminação em viagens realizadas por nossa plataforma. Este tipo de comportamento configura violação aos termos de uso da plataforma e, quando confirmado, leva à exclusão do aplicativo".

"A Uber se orgulha em oferecer opções de mobilidade eficientes e acessíveis para todos --ao mesmo tempo em que oferece também uma oportunidade de geração de renda democrática, independentemente de credo, etnia, orientação sexual ou identidade de gênero (sendo a primeira empresa de compartilhamento de viagens que permite nome social na plataforma)". 

Veja o post feito por Leão Lobo no Instagram na segunda (7), com prints das falas de Ana Beatriz Lobo na coversa que ela teve com o condutor, via aplicativo: 

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Que castigo Isabel merece no final de Espelho da Vida?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook