Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARIA HELENA DIAS

Julgada pela família, atriz vive reclusa após sucesso em novela da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Maria Helena Dias com expressão de preocupação em cena da novela Elas por Elas (1982)

A atriz Maria Helena Dias em Elas por Elas (1982); após carreira na teledramaturgia, ela se afastou

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/2/2023 - 8h30

A novela Elas por Elas (1982), que estreou em janeiro deste ano no catálogo do Globoplay e deve ganhar remake na Globo, teve no elenco a atriz Maria Helena Dias. Ela se destacou na trama ao interpretar uma das sete personagens principais, a batalhadora Carmem. Após o sucesso, a atriz decidiu deixar a carreira e viver reclusa, longe da fama.

Maria Helena Dias começou a carreira na teledramaturgia em 1964, na TV Tupi (1950-1980). Antes disso, ela já havia atuado em teleteatros e filmes. A artista contou que foi julgada pela família por ter enveredado pelo meio artístico.

"Para a minha família, fui uma espécie de 'ovelha negra' no início. Para o pessoal de teatro e TV, sou muito equilibrada. E é natureza. São polos bem diversos, opostos. Sou de família tradicional paulista, quatrocentona, em que minha mãe foi um caso à parte. Sempre me ajudou a decorar meus textos e me deu total apoio. Até hoje, é a ela que recorro quando preciso", disse a atriz em entrevista ao jornal O Globo, em 1981.

Nos anos 1970, Maria Helena passou a atuar em novelas da Globo. Teve papéis em tramas como Pai Herói (1979), Água Viva (1980), Ciranda de Pedra (1981), Tieta (1989), Rainha da Sucata (1990), Fera Ferida (1993) e A Próxima Vítima (1995).

Após a novela Anjo de Mim (1996), Maria Helena Dias decidiu que havia chegado a hora de dar uma pausa na carreira. Ela voltou a atuar só dez anos depois, em Cobras & Lagartos (2006). A última participação dela em uma produção de TV foi em um episódio de Carga Pesada (2007). 

Desde então, a atriz, hoje com 88 anos, vive reclusa, longe dos holofotes, em um apartamento no Rio de Janeiro. Ela foi casada duas vezes e não teve filhos. 



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.