INJUSTIÇA RACIAL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ícaro Silva com Titi e Bless, filhos de Giovanna Ewbank; crianças sofreram ataque racista
Além de elogiar a fúria de Giovanna Ewbank contra o ataque racista aos seus filhos, Ícaro Silva propôs que seus seguidores refletissem sobre às ofensas a Titi e Bless. Se os criminosos tiveram a audácia de atacar a família de uma mulher branca e próspera, eles seriam ainda piores com mães negras e pobres. "Brancos, aprendam", escreveu o intérprete de Leonardo em Cara e Coragem.
O galã publicou um longo texto neste domingo (31) nas redes sociais. Ele postou uma foto com as duas crianças, e outro registro com a própria Giovanna. "Minha irmã leoa, exalto tua força e valorizo teu autocontrole, porque sei bem o sentimento que esse tipo de ataque desperta. Te amo muito e celebro sua família apaixonante, todos os dias", começou ele.
Agora gostaria que vocês, meus seguidores, prestassem atenção ao fato de que Giovanna é uma mulher branca, extremamente próspera, ciente do seu papel antirracista e ainda assim atacada no seio de sua família por uma criminosa. Vocês podem imaginar o que vivem as mães pretas?? E as mães pretas e pobres? Ou pretas, pobres e solo?
Segundo o ator, os portugueses se eximem da responsabilidade pelo racismo --assim como a maior parte dos brasileiros que descendem de europeus. "Novamente, vocês podem imaginar o que vivem as mães pretas? Podem imaginar quanto autocontrole é preciso para criar filhos pretos em um mundo como esse?", completou.
Para o artista, o caso de Miguel Otávio de Santana, de 5 anos, que caiu do 9º andar de um prédio de luxo no Recife, em 2020, ilustra estas injustiças. A mãe do menino, Mirtes Santana, não viu Sarí Gaspar Corte Real cumprir nenhum dos oito anos e seis meses aos quais foi condenada.
O menino estava sob os cuidados da então primeira-dama do município de Tamandaré enquanto a mãe dele passeava com a cadela dos patrões. Ainda assim, ela não acompanhou o menino quando ele decidiu procurar a mãe pelo prédio. Sarí foi condenada em maio deste ano, na primeira instância. Na sentença, o juiz permitiu que ela recorresse da decisão em liberdade.
"Quero terminar fazendo outra pergunta, atravessada na minha garganta há alguns dias: por que a justiça de Pernambuco impediu a prisão de Sari Corte Real, a responsável pela morte do pequeno Miguel? É impossível afirmar com verdade que não há relação com a cor da pele e com o sobrenome patético da criminosa", encerrou o ator, na postagem.
No último sábado (30), Giovanna Ewbank tirou satisfações com a agressora ao ouvi-la pedir para "tirar aqueles pretos imundos dali". Ela se referia aos filhos da artista, Titi e Bless, e também a uma família de turistas angolanos. A brasileira, então, disparou poucas e boas na cara da criminosa.
"Sua filha da puta, isso que você é. Horrorosa. Olha para sua cara. Você é uma racista nojenta. Você merece um soco, uma porrada em sua cara", disse a atriz. A agressora foi detida pela polícia, mas foi liberada pouco tempo depois.
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.