OBSTÁCULO
REPRODUÇÃO/GLOBONEWS E TV GLOBO
Daniela Lima e Ana Paula Araújo: âncoras foram atacadas na internet após desmentirem fake news
Daniela Lima e Ana Paula Araújo têm sido alvo de ataques nas redes sociais por combaterem notícias falsas sobre a tragédia no Rio Grande do Sul. A âncora do Bom Dia Brasil foi criticada após tirar o microfone de um homem que falava sobre os resgates nas enchentes, e Daniela desmentiu a informação dada pelo entrevistado posteriormente na GloboNews.
Durante uma entrada no Bom Dia Brasil, Ana Paula entrevistou um gaúcho que estava ajudando no resgate das vítimas. O homem identificado como Luiz Fernando afirmou que 90% das pessoas que trabalham como voluntários e estão à frente das doações são civis. O boato circula pela internet em vídeos que acusam o governo do Brasil e do RS de menosprezarem a luta.
"Todas as pessoas que estão trabalhando aqui, 90% são civis, pessoas da comunidade, gaúchos, irmãos, a gente se uniu, nós já somos um povo muito unido...", afirmou ele. Neste momento, a âncora afastou o microfone antes que ele pudesse finalizar a frase e mudou de assunto.
"Desculpe te interromper, é que estamos com o repórter Tiago Eltz, que está num outro ponto aqui do Rio Grande do Sul", prosseguiu Ana Paula. A imagem, então, mudou para o outro jornalista.
Já Daniela Lima reforçou na GloboNews que a informação dada por Luiz Fernando era falsa. A âncora do canal pago não mencionou a situação vivida pela colega de empresa. "O primeiro eixo de fake news é o de dizer que o Estado nada faz. Se você vir isso, desconfie", defendeu ela.
"Eles usam vídeos falsos, descontextualizados, para dizer que quem está salvando o Rio Grande do Sul no braço são os voluntários, os civis. Essa ideia é para dizer que o Estado é lento e preguiçoso", acrescentou Daniela.
As duas âncoras da Globo foram atacadas nas redes sociais por combaterem a notícia falsa. Vídeos do momento em que Ana Paula interrompeu o entrevistado, assim como trechos das falas de Daniela na GloboNews, foram replicados com comentários que acusavam as jornalistas de mentirem.
No X, Dom Lancellotti questionou o motivo de a âncora do Bom Dia Brasil ter ficado com "medo" de que o gaúcho falasse demais. "A repórter da Globo lixo não gostou de ouvir que de todas as pessoas trabalhando nos resgates no Rio Grande do Sul '90% são civis…'?", indagou ele. "A Globo está a serviço do governo, atrapalhando e politizando tudo", acusou Aldo Santos.
Outra internauta, identificada como Renata Barreto, disse que Daniela Lima tentou passar pano para o governo do Rio Grande do Sul e para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela mora em Porto Alegre e diz que ofereceu a sede de sua empresa como ponto de coleta para doações.
"Quem acompanha de perto sabe que a maior parte das coisas está sim sendo feita por pessoas comuns, heróis e heroínas da vida real. Tiveram muitos municípios em que não chegou ajuda nenhuma do Estado para resgate e em outros que a ajuda foi pequena", argumentou ela.
"Isso sem contar a enorme quantidade de mobilização de civis para coleta e distribuição de doações, como é o caso da nossa iniciativa, que é 100% privada. A cada dia que passa eu sinto mais nojo dessa mulher e dessa emissora. Classificam tudo como fake news, não fazem trabalho investigativo sério, são uma completa vergonha nacional", disparou Renata.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.