RUBENS CARIBÉ
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
O ator Rubens Caribé (1965-2022) em Fera Ferida (1993); ele não resistiu a câncer na boca
O ator Rubens Caribé (1965-2022) teve mais de 20 anos de carreira na teledramaturgia. Em Fera Ferida (1993), ele fez uma interpretação marcante como um vilão e impressionou em suas cenas de despedida. Morreu em 2022, aos 56 anos, vítima de câncer na boca.
Caribé começou a carreira no teatro, em São Paulo, e estreou na TV em Anos Rebeldes (1992). No ano seguinte, ele se destacou em Fera Ferida no papel de Guilherme, um vilão. O personagem nutria uma paixão doentia por Linda Inês (Giulia Gam) e chegou ao ponto de sequestrá-la.
Para não ser preso, Guilherme fugiu e se matou para escapar da cadeia. A cena na qual o vilão foi perseguido e se jogou de um precipício foi uma das mais marcantes da novela. As imagens foram feitas em estúdio, com tecnologia de chroma key, e Rubens Caribé impressionou por dispensar dublê e fazer questão de gravar ele mesmo todas as sequências.
"Vou embora feliz. Fiz muito por meu personagem, que não acabou sentado na praça. O ator não pode se deter em uma característica do papel. Precisa surpreender", disse ele em entrevista à Folha de S.Paulo na época.
Após Fera Ferida, Caribé ainda fez um episódio de Você Decide na Globo, em 1994. Em seguida, ele foi contratado pelo SBT, onde atuou em novelas como Antonio Alves, Taxista (1996) e Os Ossos do Barão (1997).
Entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2020, o ator intercalou trabalhos no SBT, na Globo, na Record e em plataformas de streaming. Atuou, por exemplo, em Malhação (1995-2020), Sete Pecados (2007), Pícara Sonhadora (2001), Cidadão Brasileiro (2006) e O Negócio (2013-2018). Seu último papel foi na primeira temporada da série Cidade Invisível, lançada em 2021 pela Netflix.
Rubens Caribé morreu em 5 de junho de 2022, aos 56 anos. Ele vinha lutando contra um câncer na boca havia um ano e meio e não resistiu a uma parada cardiorespiratória enquanto se submetia a um procedimento cirúrgico. O corpo dele foi cremado.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.