Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MÚSICA POPULAR

Fundador dos Novos Baianos, Luiz Galvão morre aos 87 anos em São Paulo

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Luiz Galvão está de perfil e sorri em foto publicada no Instagram

Luiz Galvão em foto publicada no Instagram; ator morreu neste sábado (22), em São Paulo

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 23/10/2022 - 10h40

Fundador e compositor do Novos Baianos, grupo de música popular brasileira, Luiz Galvão morreu aos 87 anos na tarde de sábado (22), em São Paulo. Cardiopata e diabético, ele teve complicações em seu quadro de saúde e precisou ser internado no dia 13 de setembro. Segundo os familiares, o artista contraiu uma infecção pulmonar e não resistiu.

A informação foi divulgada pelo cantor Caetano Veloso e pelo ator Lúcio Mauro Filho, amigos da família que acompanhavam a situação de Galvão. Ele ficou hospitalizado durante cerca de 34 dias. O compositor passou seis dias internado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo antes de ser encaminhado ao Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas FMUSP), com suspeita de hemorragia gastrointestinal.

Galvão foi hospitalizado após um mal estar e chegou a receber alta no dia 14. No entanto, no mesmo dia, teve de voltar a ser internado. Com a gravidade do quadro, ele foi entubado e foi mantido na UTI.

O músico vinha passando por problemas de saúde nos últimos anos. Ele era diabético, havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) e um infarto. Antes da internação, já estava acamado.

Lahiri Galvão, filho do artista, também se despediu do pai nas redes sociais. Ele repostou o texto de Caetano Veloso e fez um breve acréscimo: "Vá em paz, meu papai".

Quem foi Luiz Galvão?

Luiz Galvão nasceu em Juazeiro, no norte da Bahia. Apesar de ter se formado e trabalhado com agronomia durante seis anos, ele fez da música sua paixão. Em parceria com Antônio Carlos Moraes Pires, o Moraes Moreira (1947-2020), e Paulo Roberto Figueiredo de Oliveira, o Paulinho Boca de Cantor, fundou o grupo Novos Baianos em 1968.

Galvão foi compositor de vários sucessos da banda, como Acabou Chorare, Preta Pretinha e Mistério do Planeta. O trio ainda ganhou os reforços Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade, a Baby do Brasil, Pedro Anibal de Oliveira Gomes, o Pepeu Gomes, e Eduardo Magalhães de Carvalho, o Dadi. 

Confira as publicações de artistas sobre a morte de Luiz Galvão:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.